A Setur-BA e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) promoveu, na manhã da última quarta-feira (19), um curso dinâmico com noções sobre os riscos no mar, como evitar afogamentos e primeiros-socorros, para trabalhadores autônomos que atuam n região. A ideia é que eles estejam preparados para ajudar banhistas em caso de ocorrência. A ação aconteceu na praia do Faral da Barra, em Salvador.

“A área do Farol da Barra registra o maior índice de ocorrências na cidade, principalmente, envolvendo turistas que não estão acostumados com o mar. Como esses trabalhadores estão sempre na praia, surgiu a ideia de transformá-los em agentes de prevenção. Eles não irão entrar na água, mas poderão indicar os melhores lugares para mergulho e a localização dos postos de salva-vidas, além de prestar primeiros-socorros, até a chegada do profissional habilitado”, explicou o capitão Joel Adriano dos Santos, coordenador de Planejamento Operacional do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BMAR).

“Começamos aqui na Barra, uma região emblemática da zona turística Baía de Todos-os-Santos, e pretendemos expandir essa parceria com o Corpo de Bombeiros para as demais praias de Salvador, visando contribuir para a segurança de moradores e visitantes”, completou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush.

Há quatro anos trabalhando no local conhecido como “Buraco da Sereia”, o vendedor Sérgio Santos, 28 anos, participou do treinamento e aprovou a iniciativa. O turista italiano Ludovico Oddi, 27 anos, que passeava pela praia, também elogiou a ação do governo baiano.


Leia também: 12ª FEIRA SUPER BAHIA MOVIMENTA TURISMO CORPORATIVO