Após lançar projeto de promoção turística, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, nesta quarta-feira (19), a 6ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Costa do Sol. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Saquarema Futebol Clube, no município de Saquarema. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

Anderson Moura, vice-presidente da TurisRio, representou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, na abertura do encontro, e fez uma reflexão sobre a linha do tempo do turismo. “Turismo tem muito a ver com acolhimento. Diante do cenário que nós já vivemos historicamente no turismo, a gente sabe o quanto o turismo é resiliente, sobretudo nos municípios do interior”, comenta. “Temos no Rio de Janeiro a potencialidade de avançar muito mais e isso passa por cada um de vocês hoje. A gente precisa estar trabalhando cada vez mais unidos para que o processo seja efetivo. Vamos colocar o turismo no lugar que ele merece”, reforça.

Representando Saquarema, a prefeita Manoela Peres mencionou o dever dos gestores municipais da Costa do Sol em priorizar o desenvolvimento regional em primeiro plano e pontuou o ganho para a região com a Jornada do Turismo Fluminense. “Que a Armação dos Búzios já tem um roteiro turístico principal, nós já sabemos. A gente tem que desenvolver as outras regiões ao redor para que quem venha para o Brasil, para o Rio de Janeiro, conheça também Arraial do Cabo, Saquarema, e saiba que a região da Costa do Sol não é só praia. Esta Jornada vai mostrar muito bem isso: os segmentos do turismo de aventura, esportivo, de negócios, rural. Cada município tem o seu potencial e nós como região sabemos envolver cada um deles” pontuou.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

“Nunca tivemos tantas oportunidades, tanta atenção voltada para o interior. A região da Costa do Sol com certeza é um dos maiores potenciais turísticos não só do Estado, mas como de todo o Brasil”, afirmou Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema.

“É uma região de grande capacidade e a gente precisa se unir e colocar em prática tudo que vem sendo desenvolvido em cada secretaria. A secretaria de estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, através dos seus representantes como a professora Valéria Lima, Anderson Moura, secretário Gustavo Tutuca, Pablo Kling, têm muito potencial nos estudos que estão oferecendo para a gente”, completou Castro.