Malas extraviadas tem sido uma das grandes preocupações dos passageiros, principalmente em voos internacionais. Segundo o último relatório de Insight em TI para bagagens da Sita, os números apresentados confirmam um aumento nos extravios de bagagens decorrentes da pandemia. Ainda de acordo com dados mais recentes da Iata, o tráfego global em abril de 2023 atingiu 90,5% dos níveis de abril de 2019, com picos durante os períodos de férias, igualando e até mesmo superando os níveis pré-pandemia.

Sendo assim, esse aumento tem ocorrido ao mesmo tempo em que as companhias aéreas, aeroportos e agentes de solo ainda sofrem com a carência de funcionários e de recursos, além da falta de experiências em bagagens dos voos colaboradores. O relatório da Sita mostra que a taxa global de bagagens extraviadas por mil passageiros aumentou 74,7% de 2021 para 2022, chegando a 7,6.

Em voos internacionais e de longa distância, a proporção de bagagens extraviadas e atrasadas aumentou para 42%, com a probabilidade de oito vezes maior em comparação com rotas domésticas.

Para restaurar a confiança dos passageiros, a digitalização tem se mostrado uma impulsionadora comprovada. A implementação de tecnologias para rastreamento automatizado e devolução de bagagens contribuiu para uma redução de 70% na taxa de extravio de bagagens de 2007 a 2019. De acordo com o relatório Insights em TI para o Transporte Aéreo da Sita, até 2025, 84% das cias aéreas planejam fornecer informações em tempo real sobre o status das bagagens para seus funcionários e 67% pretendem oferecer aos passageiros. Além disso, quiosques e dispositivos móveis de etiquetagem de bagagem sem contato são uma prioridade para 98% das companhias aéreas e 95% dos aeroportos.

A Sita e a Lufthansa, por exemplo, uniram forças e automatizaram digitalmente as operações de reenvio de bagagem, com o WorldTracer Auto Reflight da Sita, que reduz custos e inconveniências – além disso, nõa há qualquer intervenção humana. A empresa estima que a automação generalizada do reenvio de bagagem poderia economizar US$ 30 milhões por ano.

Com tecnologias inteligentes como as mencionadas, as companhias aéreas e os aeroportos estão preparados para fornecer tanto aos seus colaboradores quanto aos passageiros uma visão precisa e em tempo real de onde as malas estão em todos os processos da viagem, por meio do celular, permitindo que eles fiquem tranquilos ao realizarem o despacho.


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