Buscando fomentar o turismo sustentável nas áreas turísticas do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) promoveu uma reunião pública, nesta terça-feira (01), em Penedo, para divulgar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS ) aos representantes municipais e estaduais, ao setor turístico e à comunidade local, localizada na região Caminho das Águas.

A reunião pública apresentou a conclusão dos planos de ação ao longo de workshops realizados na região turística por quase um ano. Durante esses encontros, foram coletados dados da região e identificados como medidas necessárias para serem realizadas nos próximos anos. Com todos os diagnósticos levantados, esta etapa conclui a fase de planejamento, avançando para a fase de execução das atividades de cada entidade pública ou privada responsável.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística do Turismo da Setur-AL, Sandra Villanova, o documento final do PDITS é uma importante ferramenta para dar continuidade ao desenvolvimento turístico da região. “As políticas públicas devem incentivar o turismo local de forma cada vez mais sustentável para além do meio ambiente. Criar soluções viáveis ​​econômica e administrativamente é fundamental para fortalecer o turismo e beneficiar os moradores da região. Quando a infraestrutura da cidade atende bem à própria população, também está preparada para receber todos os visitantes nas cidades”, explicou um superintendente.

A conclusão da reunião deu prosseguimento às apresentações do plano de ação do PDITS nas regiões do estado. As apresentações foram iniciadas no dia 27 de julho, na região dos Cânions do São Francisco, quando o município de Delmiro Gouveia realizou a etapa final do plano. Na região turística Costa dos Corais, a reunião pública será realizada em 3 de agosto, no Complexo Educacional Belmira Lins, no município de Porto de Pedras.