Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu, no primeiro semestre de 2023, 8,55 milhões de visitantes internacionais, superando o volume registrado no mesmo período em 2019, que foi de 8.36 milhões, e consolidando a retomada do turismo no destino após a pandemia. Os dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai ainda demonstram crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2022. Dubai também registrou 6.02 milhões de visitantes no primeiro trimestre do ano.

Além disso, o ano 2022 registrou recorde de visitantes brasileiros. Impulsionado pela Expo 2020 e pela Copa do Mundo no Qatar, o destino recebeu, durante o ano, 13% a mais de turistas brasileiros do que o registrado em 2019. Em 2023, o saldo continua positivo: no primeiro semestre deste ano, o número de visitantes brasileiros em Dubai foi 19% maior do que o registrado no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia.

O resultado reafirma Dubai como o destino turístico com a melhor recuperação no pós-pandemia e está acima do estimado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que previa uma recuperação de 80-95% dos níveis pré-pandêmicos neste ano. Além do número de turistas, os resultados da indústria hoteleira como taxa de ocupação, número de noites e RevPAR (indicador de performance usado no mercado hoteleiro) também refletem os esforços de divulgação do destino (mais detalhes a seguir), que investe em campanhas direcionadas, em colaboração com stakeholders do setor e parceiros globais.

“Esse aumento significativo marca um novo recorde para o setor de turismo em Dubai e é o resultado de uma estratégia coordenada em linha com a Agência Econômica D33, que planeja consolidar a cidade entre as principais economias do mundo e na qual o turismo possui papel fundamental”, afirma Helal Saeed Almarri, diretor geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai.

A região dos países do Golfo Pérsico e Oriente Médio continua sendo a principal emissora de passageiros à Dubai, respondendo por 28% dos visitantes no primeiro semestre de 2023. A Europa Ocidental vem em seguida, responsável por 20% das emissões. As Américas respondem por 7% dos turistas internacionais do primeiro semestre.