O primeiro fim de semana do festival The Town, que estreou em Interlagos com inúmeras atrações nacionais e internacionais, foi repleto de música, diversidade, entretenimento e muita informação. A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) esteve presente com um estande bem localizado, entre os palcos Factory e São Paulo Square – e recebeu mais de 700 pessoas interessadas em conhecer mais sobre os destinos paulistas. Foram realizadas cerca de 200 massagens gratuitas e quase 300 testes do bafômetro, pelo Detran.

O estande também reservou um espaço para o visitante usar os serviços digitais do Poupatempo, uma ação da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), carregar seu celular e realizar vídeos panorâmicos. “O turismo de SP se beneficia muito de festivais como o The Town. É uma grande oportunidade de apresentar SP ao público brasileiro e internacional”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. A Setur-SP assinou, em agosto, um termo de cooperação com o Rock World, organizador do evento, para apoiar a articulação com os outros órgãos do Governo, como a Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Sabesp e o Detran.

“Além de celebrar a música, a arte e a cultura, o The Town é turismo na veia. É a união de muitos esforços para que a cidade de São Paulo possa estar pronta para receber pessoas que vêm de todos os lugares do Brasil e até de fora do país, para participarem deste grandioso evento”, completou Lucena, que esteve presente no primeiro dia de evento e aproveitou para conhecer de perto o estande.

Os cinco dias de festival (2, 3, 7, 9 e 10 de setembro), idealizado pelo empresário Roberto Medina, mesmo criador do Rock in Rio, terão mais de 235 horas de música, seis palcos e 360 mil metros quadrados de espaço para entretenimento. São estimadas 100 mil pessoas por dia – meio milhão em cinco dias – sendo maior que a população que 94% das cidades brasileiras. Para saber mais sobre a programação, acesse o line up do festival.

Metrô e trens funcionam 24h

Ao longo dos cinco dias de evento, todas as estações do Metrô, da CPTM e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade estarão abertas para embarque até meia-noite e desembarque do público durante 24h. A distância entre a estação Interlagos, na Linha 9-Esmeralda, e a entrada do The Town, pode ser percorrida a pé em cerca de oito minutos. O Metrô também terá equipe uniformizada nas estações de transferência para orientar o público sobre os trajetos.

O Governo de São Paulo reforça a orientação para que o público vá e retorne do megafestival usando o transporte público. As opções sobre trilhos são mais seguras, mais rápidas e evitam a ocorrência de grandes congestionamentos não só no entorno de Interlagos, mas em todas as vias principais da capital.

Policiamento reforçado

A Secretaria de Segurança Pública também prepara operações especiais para garantir a segurança do público do The Town. Aumento do efetivo na região de Interlagos e uma delegacia especial com policiais multilíngues estão entre as iniciativas das forças de segurança.

Serão cerca de 500 policiais militares, incluindo de unidades especializadas do Comando de Policiamento de Choque, Trânsito, Aviação e Corpo de Bombeiros em operação no evento. Também haverá um reforço nos atendimentos de emergência do Corpo de Bombeiros desde a estação Autódromo até os portões de acesso ao evento. A operação será auxiliada por drones e Câmeras Operacionais Portáteis (COP).

A 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) também atenderá o público. Policiais civis e militares fluentes em idiomas estrangeiros farão o atendimento aos turistas de outros países, e policiais femininas estarão de prontidão para casos de violência contra a mulher.