O Ministério do Turismo (MTur) divulgou uma nova edição do Boletim de Inteligência – Atração de Investimentos em Turismo, com informações atualizadas relativas ao primeiro semestre de 2023. O documento, que passará a ser publicado a cada seis meses, oferece insumos sobre o mercado turístico brasileiro a potenciais empreendedores nacionais e internacionais, proporcionando mais segurança a quem pretenda implementar projetos no setor no país.
O texto reúne dados e indicadores a respeito do ambiente de negócios no Brasil, além de análises comparativas entre o País e outras nações da América do Sul e mercados emergentes. O boletim também aborda a disponibilidade e a qualidade da força de trabalho no segmento, infraestrutura turística, acessibilidade e o investimento estrangeiro direto em Turismo no País, além de um estudo sobre investimentos privados na área entre 2021-2023.
Celso Sabino, ministro do Turismo, ressalta que a publicação busca potencializar o interesse pelo mercado nacional. “Temos uma série de oportunidades para investidores privados no turismo, e o boletim ajuda a despertar o interesse desses empresários em atuar no país, o que pode ter reflexos extremamente positivos no desenvolvimento do setor e na geração de emprego e renda para a população”, observa o ministro, que, na semana passada, promoveu reuniões com investidores estrangeiros na Espanha.
Segundo o boletim do MTur, o crescimento do mercado interno é um dos motivos mais citados por empresas estrangeiras para investir no país. As informações do documento foram coletadas pela equipe da Coordenação Geral de Atração de Investimentos, que integra a Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, a partir de dados públicos e de entidades setoriais, bem como ferramentas online do Financial Times, entre outras fontes.
Agenda