A CVC Corp, empresa líder no setor de turismo, está acompanhando de perto o processo de retomada do setor turístico, com indicativos de crescimento significativo, especialmente no segmento B2C (business-to-consumer). Durante o terceiro trimestre de 2023, a empresa registrou um aumento de 10% nas reservas confirmadas em comparação com o mesmo período de 2022. Nos últimos nove meses do ano, a CVC Corp também alcançou um crescimento total de 10,8% nas reservas confirmadas no Brasil e Argentina, totalizando R$11,6 bilhões.

Vários fatores contribuíram para esses resultados impressionantes. A efetiva recuperação do canal de lojas físicas foi uma peça-chave, com um aumento de 21% nas vendas em lojas físicas (Same Store Sales) em comparação com o terceiro trimestre de 2022. Além disso, estratégias de marketing, como a campanha “Alerta Amarelo CVC”, produtos mais competitivos e melhores condições de pagamento também tiveram um impacto positivo nas reservas.

Dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) divulgados em outubro indicam uma forte tendência de recuperação do tráfego de passageiros em todo o mundo. O tráfego total em agosto de 2023 aumentou 28,4% em comparação com agosto de 2022, atingindo 95,7% dos níveis pré-pandemia. O tráfego internacional cresceu ainda mais, aumentando 30,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o tráfego internacional aumentou 50% em relação a 2022.

Os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) referentes a setembro também indicam uma tendência de recuperação no setor de aviação doméstica, com um crescimento de 5,1% no número de passageiros transportados em comparação com setembro de 2022. Com isso, o setor se aproxima de 97,1% dos níveis registrados em setembro de 2019, antes da pandemia.

No que diz respeito aos destinos mais procurados, a CVC Corp destaca um aumento na demanda por destinos nacionais, que representaram 60% das reservas no terceiro trimestre de 2023, em comparação com 58% no mesmo período do ano anterior. Os destinos no Nordeste do Brasil, como Porto Seguro, Maceió, Salvador e Recife, foram os mais procurados durante o trimestre.

O trimestre também foi marcado pela diminuição do endividamento da empresa, após a conclusão de uma Oferta Pública de Ações. O saldo em debêntures diminuiu para R$ 756,6 milhões em setembro, comparado a R$ 896,7 milhões no final de 2022 e R$ 790,9 milhões em junho. Essa redução é resultado da aquisição facultativa de debêntures em setembro, alinhada a um acordo firmado com debenturistas no início do ano.

O CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, enfatiza que a empresa está focada em oferecer uma ampla variedade de produtos exclusivos, uma expansão planejada das lojas físicas, acordos com fornecedores estratégicos e investimentos em tecnologia e marketing. A CVC Corp se posiciona como uma empresa preparada para atender às necessidades dos clientes em todos os canais, adaptando-se à jornada “phygital” de compra, tanto online quanto offline.

Os esforços da empresa foram reconhecidos com o Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2023” da revista Viagem e Turismo, onde a CVC Corp foi nomeada a Melhor Operadora de Turismo do Brasil e ganhou o prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo pelo 13º ano consecutivo nas categorias “Agência de Turismo” e “Férias”.

O desempenho sólido da CVC Corp durante o terceiro trimestre de 2023 reflete a recuperação do setor de turismo e a resiliência da empresa em meio aos desafios da pandemia.