O turismo gastronômico está em ascensão e tem desempenhado um papel cada vez mais importante na decisão dos viajantes ao escolher seus destinos. Dados do Ministério do Turismo revelam que mais de 95% dos viajantes internacionais que visitam o Brasil avaliam positivamente a culinária dos destinos brasileiros. Como resultado, o segmento gastronômico ganhou destaque na 32ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorreu de 9 a 12 deste mês.

O “Food & Drinks Experience” é um espaço do evento dedicado à apresentação de destinos e roteiros gastronômicos, proporcionando uma experiência sensorial que combina sabores e aromas. Neste ano, a feira ofereceu experiências tanto dentro quanto fora do Pavilhão Araucária.

Dentro do pavilhão, os visitantes puderam desfrutar de degustações, comprar produtos exclusivos, participar de aulas-show e acessar conteúdo especializado. Além disso, o espaço permitiu networking entre chefs talentosos, destacando a diversidade das culinárias étnicas, regionais e sustentáveis que desempenham um papel fundamental no setor de turismo.

A gastronomia também tem o poder de unir destinos, especialmente quando compartilham pratos icônicos, como a carne. Um exemplo disso é a relação entre o Uruguai (país convidado) e o Rio Grande do Sul (estado anfitrião), onde se destacam a parrilla uruguaia e o churrasco gaúcho. No Festuris, churrasqueiros de Porto Alegre, conhecida como a Capital Nacional do Churrasco, e parrilleros uruguaios se uniram para apresentar o preparo de carnes e cortes especiais. Essa experiência gastronômica reflete o poder da comida em estabelecer conexões culturais entre destinos.

A programação da Arena Gastronômica do Festuris incluiu palestras e demonstrações de chefs e especialistas em culinária, abordando temas como gastronomia portuguesa, cozinha de natureza, ressignificação da cozinha, gastronomia sustentável e a culinária do Uruguai. Além disso, houve destaque para a cultura gastronômica da região nortista do Brasil.

A gastronomia não é apenas uma parte importante da cultura de um destino, mas também uma maneira de atrair viajantes em busca de experiências únicas. O Festuris reconhece o valor desse segmento e celebra a diversidade da culinária internacional como um fator-chave no turismo global. A 32ª edição do evento deixou claro que a comida desempenha um papel fundamental na escolha e apreciação de destinos turísticos.