A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou, em Brasília (DF), das negociações que resultaram na oferta de crédito federal para a indústria do lazer no país. Em 2024, a Bahia terá, inicialmente, R$ 10 milhões disponíveis para a modernização de empresas que desenvolvem atividades turísticas. Os recursos são do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), programa do ministério que cuida do setor, destinado a financiar capital de giro, reforma e aquisição de equipamentos para meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e empresas de transporte.

Com juros reduzidos, a linha de crédito para investimento fixo prevê o pagamento em até 240 meses, sendo a carência de até cinco anos; para capital de giro, o prazo chega a 78 meses para pagar, com carência máxima de dois anos. Os recursos serão disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado (Desenbahia). “Trabalhamos com o Fungetur desde 2020. Nesse período, já liberamos R$ 12,5 milhões. Essa parceria com o Governo Federal foi muito importante para auxiliar o setor no enfrentamento da pandemia. Agora, ela será relevante para alavancar os investimentos em turismo”, disse Paulo Costa, presidente da Desenbahia.

“O turismo baiano tem crescido acima da média nacional. Esse quadro favorável deverá estimular as empresas a ampliar seus serviços turísticos no estado, usando essas condições especiais de financiamento”, ressalta Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.

“É a melhor linha de crédito do mercado, com a oferta de um pacote completo e excelentes taxas de juros”, afirma Roberto Duran, presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur).