Cumprindo sua promessa de responsabilidade social e contribuição solidária, os 10 hotéis da rede Vila Galé realizaram ao longo de 2023 um total de 58 ações sociais. Estas iniciativas foram executadas nas cidades onde suas unidades estão situadas, gerando transformação e estreitando laços com as comunidades locais.

A empresa adota uma abordagem abrangente em sua política de Recursos Humanos, dividida em oito eixos, sendo um deles o compromisso de retribuir não apenas aos colaboradores, mas também às comunidades, por meio do programa “Vila Galé Solidária”. Marina Mendonça, coordenadora de Treinamento, Desenvolvimento e Seleção, destaca: “Essas ações envolvem aporte financeiro, serviços, doações e ações de conexão com a comunidade, como festas, convites para que todos possam conhecer os hotéis, entre outros.”

A participação ativa dos colaboradores é destacada, desde a escolha das instituições beneficiadas até as entregas. O hotel que se destaca por promover mais ações é reconhecido e premiado na Convenção Anual da empresa.

Diversas instituições foram beneficiadas ao longo do ano, incluindo o Centro de Apoio a Criança Carente com Câncer Cândida Bermejo Camargo (SP), Abrigo de Idosos São Francisco de Assis (BA), Projeto Criança Feliz (AL), Associação Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (PE) e Casa Abrigo (RJ). As ações abrangem desde festas de Dia das Crianças até doações financeiras para projetos esportivos e compra de itens essenciais.

Em outubro, a Vila Galé lançou a revista infantil ‘Feel Júnior’, vendida nos resorts, com a arrecadação integral destinada a uma associação que presta assistência às crianças.

Além do compromisso social, o ano de 2023 destacou-se por iniciativas sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Os resorts all inclusive adotaram práticas para reduzir o desperdício alimentar, desenvolvendo geleias e sucos a partir de alimentos excedentes. Campanhas foram realizadas para incentivar o consumo consciente, e o uso de papel nos processos internos foi praticamente eliminado.

Os hotéis também investiram em hortas próprias, cultivando insumos orgânicos para uso nos restaurantes. A Vila Galé Eco Resort do Cabo possui uma horta pedagógica, mostrando às crianças o cultivo dos alimentos. A empresa também integra o desafio K4TO – Winds For Future desde setembro, visando evitar que 44 toneladas de lixo cheguem aos oceanos. O Vila Galé Alagoas, por exemplo, recolheu 3 toneladas de lixo das Praia do Carro Quebrado, contribuindo para a preservação do meio ambiente marinho.