A plataforma de dados e análises móveis Data.ai divulgou seu mais recente relatório “State of Mobile 2024” destacando dados sobre downloads, uso e gastos globais de aplicativos. As descobertas apontam para um notável aumento na atividade dos apps de marcas de viagens, com destaque para agências de viagens online. Em 2023, os downloads de aplicativos de viagens atingiram a marca de pouco mais de 3 bilhões, registrando um crescimento significativo de 13% em relação aos 2,7 bilhões de 2022.
A categoria de apps de serviços de viagem integrados, que inclui OTAs como Booking.com, Expedia e Trip.com, liderou o aumento nos downloads em 2023, com um impressionante crescimento de 34%. Os aplicativos de companhias aéreas também apresentaram um sólido aumento de 23%, enquanto os aplicativos de hotéis registraram um crescimento de 16%.
Os cinco principais aplicativos de viagens em termos de downloads globais em 2023 foram Uber, Where Is My Train, Booking.com, InDrive e Airbnb. Entretanto, ao analisar o crescimento agregado ano após ano, a lista é dominada por aplicativos chineses, incluindo Railway 12306, Didi Chuxing, Qunar Travel, Ctrip e Umetrip, refletindo a retomada das viagens na região.
O tempo total gasto globalmente em aplicativos de viagens em 2023 ultrapassou 15,7 bilhões de horas, representando um aumento significativo em relação aos 12,6 bilhões de 2022, representando o alavancamento de 24,6%.
No quarto trimestre de 2023, os downloads mundiais de aplicativos foram liderados por aplicativos de transporte, como Uber e Lyft, totalizando 307 milhões, seguidos por 104 milhões para aplicativos de serviços de viagens integrados. Aplicativos de companhias aéreas e hotéis registraram 59 milhões e 55 milhões de downloads, respectivamente.
Em comparação com os níveis pré-pandemia em 2019, todos os tipos de aplicativos de viagens viram um aumento substancial nos downloads em 2023. Os aplicativos de companhias aéreas e ferroviárias/ônibus aumentaram 44%, aplicativos de hotéis cresceram 32%, enquanto serviços integrados de viagens e aplicativos de transporte registraram aumentos de 29% e 26%, respectivamente.
O relatório destaca ainda que, em todas as categorias de aplicativos e nos 10 principais mercados analisados, o tempo gasto em dispositivos móveis superou cinco horas por dia em 2023, representando um aumento de 6%. Isso não passou despercebido pelos profissionais de marketing, que aumentaram os gastos com publicidade móvel em 8% em 2023, totalizando US$ 362 bilhões.
Agenda