A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) prevê um crescimento significativo, chegando a 10%, na procura por aluguel diário de veículos durante o Carnaval deste ano em comparação com o mesmo período em 2023. Este feriado, conhecido por atrair desde foliões até aqueles em busca de descanso, historicamente impulsiona a demanda por viagens, sendo aguardado com expectativa pelos interessados em explorar novos destinos ou aproveitar a agitação festiva.

A ABLA destaca que os estados do Nordeste, em especial a Bahia, Pernambuco, Ceará e o Rio Grande do Norte, liderarão o crescimento na locação de veículos neste Carnaval. No Sudeste, São Paulo e Minas Gerais apresentam projeções de aumento significativo na demanda, enquanto em Santa Catarina, no Sul, também se espera um aumento considerável.

A entidade aconselha que os interessados em alugar um carro busquem as locadoras com a maior antecedência possível. Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA, ressalta: “Trata-se de reduzir o risco de não encontrar o veículo desejado ou mesmo de não ter mais carro disponível para alugar a quem deixar a reserva para a última hora. A reserva deve ser feita, preferencialmente, com antecedência de 15 a 20 dias”.

De acordo com a ABLA, o turismo de lazer representa 32% da frota total das locadoras, sendo caracterizado pelo aluguel de curto prazo, geralmente para uma ou duas semanas. Em fevereiro de 2023, no Carnaval do ano passado, a frota das locadoras destinada ao turismo de lazer era de 460 mil automóveis. Um ano depois, a entidade projeta um aumento para mais de 500 mil carros direcionados ao aluguel diário para o turismo de lazer.