O setor de Turismo apresentou um crescimento notável nos acessos do último trimestre de 2023, atingindo seu ponto mais alto em dezembro, com um aumento de 6,1% no tráfego. Esse crescimento foi impulsionado pela demanda gerada pelas férias de verão e a tendência é que esses números continuem em ascensão pelo menos até março, beneficiados pelo Carnaval de 2024.
Em contraste, o comércio eletrônico teve uma desaceleração após atingir seu pico em novembro, durante a Black Friday. Em dezembro, o e-commerce brasileiro registrou uma queda de 8,6% nos acessos, totalizando 2,57 bilhões de visitas. Diego Ivo, CEO da Conversion, destaca, “A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”.
A Click Bus se destacou no cenário, registrando o maior crescimento entre as principais marcas, com um avanço mensal de 44,4%. A empresa subiu para a 4ª posição no ranking, ficando atrás apenas de Booking, Voe Azul e Airbnb. O crescimento expressivo da Click Bus evidencia a relevância dos serviços de comparação de preço e reservas de ônibus.
O uso de aplicativos pelos usuários para acessar plataformas de serviços turísticos também teve um aumento significativo, crescendo 4,4% em relação a novembro. Os aplicativos representaram 21,2% do tráfego mensal, totalizando 45,8 milhões de acessos.
Diante desses dados, as expectativas são positivas para o setor de Turismo no e-commerce, com a perspectiva de um Carnaval movimentado impulsionando ainda mais o crescimento nos próximos meses.
Agenda