Dubai vem realizando e atraindo mais investimentos na gastronomia, e os resultados já são positivos. Segundo as avaliações de consultorias renomadas, como Guia Michelin, Gault&Millau e o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), os visitantes internacionais estão mais satisfeitos com o custo-benefício da gastronomia na cidade. 

De acordo com os dados, o número de turistas internacionais satisfeitos com o valor pago pelas refeições cresceu de 54%, em 2022, para 66%, em 2023. Entre os moradores do emirado, a satisfação com o cenário gastronômico também aumentou, a frequência com que visitam restaurantes passou de 1.8 para 2.9 vezes por semana, e, 69% dos residentes já considera o destino um hub gastronômico mundial.

O estudo também destaca que Dubai é a segunda cidade do mundo em relação à densidade de opções gastronômicas, com mais de 13 mil restaurantes e cafés.

Além disso, em 2023 foi lançada a segunda edição do guia Michelin Dubai, que premiou 90 restaurantes, representando 23 culinárias que vão desde a tradicional comida emirati a cozinhas contemporâneas de chefs renomados. O Gault&Millau também divulgou, em 2023, uma seleção de 113 restaurantes em Dubai, com foco em sabor, qualidade, criatividade e simplicidade na cozinha. 

Neste ano, a cidade receberá o Dubai Food Festival, entre 19 de abril e 12 de maio, que busca valorizar e destacar a culinária.