A BBC Eventos realizou, na noite desta quinta-feira (07), um evento de apresentação da 13ª edição do Brazil Travel Market (BTM), uma das maiores feiras B2B do País. No Bar Astor Oscar Freire, em São Paulo (SP), executivos da empresa reuniram autoridades e lideranças do trade turístico para divulgar as conquistas da última edição do BTM e as novidades da próxima, que acontecerá no dia 24 e 25 de outubro de 2024. O evento foi voltado, em especial, para o mercado internacional, contando com a participação de entidades dos Estados Unidos, Espanha, Itália, México, Emirados Árabes Unidos, Chile, entre outras.

“Estamos desde 2011 nos consolidando no mercado B2B da região nordeste, recebendo caravanas do Norte e do resto do Brasil para diversos eventos do setor de Turismo”, conta Claudio Junior CEO da BBC Eventos. “Este será o quarto ano que realizaremos a BTM em Fortaleza (CE) e esperamos receber mais de cinco mil profissionais para uma média de 200 estandes”.

Para conquistar esses números, o executivo conta o apoio especial realizado às caravanas de agentes de viagens. “Podemos ser a terceira ou quarta maior feira do País, mas com certeza somos a maior em termos de investimentos para o transporte e hospedagens aos convidados, compradores e agentes dos lugares mais distantes do País”, pontua Junior.

“Além das caravanas rodoviárias, também teremos as aéreas. Percebemos cada vez mais procura de agentes de estados do Sul para o evento, então estamos em contato com consolidadoras e operadoras parceiras que conseguem levar esses agentes para o Nordeste”, afirma Alana Francisco, gestora de Eventos da BBC Eventos, responsável pela organização e planejamento da BTM.

A rodada de negócios da edição de 2024 da BTM contará com 20 mesas, cada uma com um expositor com sete minutos para apresentar seus produtos para 10 agentes de viagens por vez – totalizando um alcance de 200 agentes por rodada. Segundo a gestora de eventos, é uma rodada muito disputada, tanto pelos agentes como pelos expositores. “A rodada acontece em paralelo com outros eventos, workshops, palestras, capacitaçãoes e a própria feira, que é finalizada com a tão esperada festa de encerramento”, complementa Junior.

A seleção dos agentes de viagens para o BTM, no entanto, vem sendo cada vez mais seletivo, buscando enfatizar a qualidade em vez da quantidade. “Sabemos que filtrar agentes é uma missão muito difícil. Por isso, realizamos reuniões com líderes de caravanas para alinhar protocolos e garantir a presença de agentes capazes de fechar negócios, que participe das capacitações e entenda o propósito do nosso evento”, revela Alana.

Além dos líderes, a BBC Eventos conta, desde o ano passado, com uma pessoa no escritório trabalhando exclusivamente no mapeamento das principais agências e operadoras e as que mais vendem em cada estado. “Não é um trabalho fácil, mas sabemos que dará muito resultado a médio e longo prazo. Com isso, também estamos garantindo bons compradores de cidades interioranas, que muitos fornecedores nunca tiveram contato, ressaltando essa busca por maior qualidade em oposição a maior volume. Serão números mais realistas, mas que gerem grandes negócios”, reitera Junior.

No quesito de inovação, os executivos também destacam a formulação de conteúdos voltados aos segmentos MICE e corporativo. Segundo os responsáveis pela organização do BTM, a empresa está acompanhando tendências e buscando inovações em todas as áreas, visando levar palestras que agreguem maior valor para esses mercados”, completa o CEO. Além disso, a empresa também esteve analisando ações de ESG de outros eventos para entender o que está sendo mais praticado e efetivo para implementar no BTM 2024, como associações com ONGs, doações de plantas e novidades que serão anunciadas na própria feira.

“Se por acaso você perder uma edição do BTM, pode ter certeza que você não reconhecerá mais feira na edição seguinte e será surpreendeendido com a quantidade de mudanças e novidades que estamos implementando todos os anos. Essa feira com certeza estará melhor que o ano passado, mas também pior que a do ano que vem!”, brinca Junior.