No período da Páscoa de 2024, o setor de venda de passagens rodoviárias registrou um aumento de 35,02% em comparação com a semana anterior ao feriado, de acordo com dados da plataforma BuscaOnibus, que reúne informações de mais de 250 viações em todo o país. Embora represente um crescimento positivo, esse índice marca o desempenho mais modesto para o período nos últimos anos, conforme evidenciado pela comparação com anos anteriores.

Em contraponto, em 2023, o aumento das vendas durante a semana da Páscoa foi mais expressivo, alcançando 78,22% em comparação com a semana pré-feriado. Em 2022, um ano significativo para a retomada das viagens pós-pandemia, esse índice foi de 53,11%, muito próximo ao registrado em 2019, que foi de 56,31%.

José Almeida, CEO do Busca Onibus, destaca que diversos fatores influenciam essas variações anuais. A tendência observada indica que, quanto mais cedo a Páscoa ocorre no calendário (como em 2024, quando caiu nos últimos dias de março), menor é o interesse por viagens. Por outro lado, nos anos em que a Páscoa ocorreu no início ou no meio de abril – como em 2019, 2022 e 2023 – houve um aumento mais significativo nas vendas de passagens.

“A tendência é que as pessoas tenham menor poder aquisitivo no final do mês, o que impacta não só na compra das passagens mas nos custos totais das viagens. Além disso, notamos que quando a Páscoa cai em abril, mais distante do período de férias de verão, as pessoas acabam tendo um impulso maior para viajar, como aconteceu nos anos anteriores”, analisa Almeida.

Antes mesmo do feriado prolongado, a Associação Brasileira de Transportes Interestaduais (Abrati) já havia divulgado um levantamento que indicava uma desaceleração nas reservas de passagens rodoviárias para a Páscoa, em consonância com os dados do BuscaOnibus. A entidade apontou a conjuntura econômica do país como um dos fatores para esse desempenho mais fraco em 2024.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda em comparação com anos anteriores é o fim da demanda reprimida por viagens pós-Covid. “Depois de dois anos em que o mercado rodoviário ficou muito restrito, 2020 e 2021, houve um movimento natural de retomada de viagens, evidente no ano passado, mas que parece ter diminuído este ano”, conclui Almeida.

Aumento de vendas passagens rodoviárias Páscoa:

2024 35,02%
202378,22%
202253,11%
201956,31%
201850,59%

*em comparação com semana anterior ao feriado

** Os anos de 2020 e 2021 não foram considerados em função das restrições da pandemia

Entre os principais destinos rodoviários durante o feriado de Páscoa, destaque para municípios paulistas – São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas lideraram as buscas – e as capitais Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis. Já a cidade de Cascavel (PR) apresentou o maior crescimento (31%) entre os principais destinos do país (ver quadro abaixo).

TOP 10 DESTINOS PÁSCOA E O AUMENTO DE BUSCAS PARA O FERIADO:

São Paulo (SP)6.77%
Ribeirão Preto (SP)5.00%
Campinas (SP)8.23%
Porto Alegre (RS)2.78%
Curitiba (PR)2.49%
Belo Horizonte (MG)5.33%
Rio de Janeiro (RJ)14.04%
Florianópolis (SC)17.14%
São José do Rio Preto (SP)11.68%
Cascavel (PR)31.87%