Neste ano, como patrocinadora oficial do Festival de Parintins, a Azul adota uma outra cor no mês de junho e leva para os céus a rivalidade de um dos maiores espetáculos culturais do mundo – e que acontece todo ano no Amazonas. A companhia estampou, em uma de suas aeronaves Embraer E1, sua logomarca em azul de um lado e em vermelho, do outro, junto aos Bois-Bumbás, o Caprichoso, com a sua estrela azul, e o Garantido, de coração vermelho.

A homenagem foi, literalmente, para o ar, nesta segunda-feira (03), abrindo o mês do evento, no voo da Azul que partiu de Manaus com destino ao município de Parintins, a sede do Bumbódromo – onde é encenada a tradicional rivalidade.

Antes da decolagem, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, houve uma cerimônia simbólica para apresentar a aeronave, com a presença do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, dos presidentes dos bois, Rossy Marinho Amoedo (do Caprichoso) e Frederico Daniel Paulo Rolim de Góes (do Garantido), de Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, de autoridades de Manaus e Parintins e de representantes da companhia.

“Nós, enquanto governo estadual, trabalhamos ao longo dos últimos anos para apoiar e fortalecer o Festival de Parintins, que é a maior expressão cultural do Amazonas. Quando empresas como a Azul adotam iniciativas como essa, de mudar as cores da sua marca, algo extremamente importante para qualquer companhia, nos sentimos extremamente satisfeitos. Essa é a prova de que o Brasil e o mundo entenderam a dimensão da festa, que movimenta a economia não apenas de Parintins, mas de todo o estado”, comemora Wilson Miranda Lima, governador do Amazonas.

Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, mais do que manter e ampliar a malha da Azul em todas as regiões, para garantir a conexão dos clientes em um país de dimensão continental, é usar o modelo de negócio para apoiar as tradições, diversidade cultural e o desenvolvimento do Brasil. “E tudo isso vai ao encontro da nossa missão de conectar o Brasil. Investir em eventos como o Festival de Parintins, que mostra a brasilidade e a tradição amazonense para o exterior, é colaborar
não só com o Turismo, mas com o conhecimento e enriquecimento sociocultural e com geração de empregos e renda”, explica.

Na prática, esse investimento para além do patrocínio, resultou no aumento dos voos da Azul para Parintins. Neste ano, serão 150 voos extras até 2 de julho, ou o dobro de assentos oferecidos aos clientes em relação ao mesmo período no ano passado, aumentando de 9.020 para 18.076 lugares.

A ilha de Parintins, localizada no Amazonas, tem acesso apenas por meios fluviais ou aéreos. Enquanto a opção por barco pode demandar até 18 horas de viagem a partir de Manaus, o transporte aéreo leva menos de 1h, dando mais conforto e agilidade aos clientes que vão curtir o Festival, que, neste ano, será realizado entre os dias 28 e 30 de junho.

O trecho entre a capital amazonense e Parintins, conhecida como a Rota do Boi, terá uma média de 6 decolagens extras nos dias 26/06, 27/06 e 02/07 e, nos demais dias chegará a uma média de 14 decolagens para Parintins, considerando voos regulares, extras e fretados, ultrapassando o fluxo da ponte aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas), a rota doméstica mais movimentada da Azul, que conta com 13 decolagens diárias.