De 29 de julho a 2 de agosto, o Transamerica Resort Comandatuba será o palco do evento 2024 Ocean’s Retreat for the Americas, organizado pela Conservation International (CI). O encontro visa fortalecer o impacto das iniciativas regionais da CI voltadas para a conservação dos oceanos e sua inter-relação com o continente nas Américas, através do intercâmbio entre equipes envolvidas em questões marinhas e da avaliação de resultados, prioridades, necessidades e tendências dos programas da CI.

O evento terá como objetivo principal a definição de rotas estratégicas para ações colaborativas na região, em consonância com o Cruzeiro do Sul, a Estratégia para as Américas e a Estratégia ETP, entre outras diretrizes orientadoras.

Os resultados esperados do 2024 Ocean’s Retreat for the Americas incluem a elaboração de uma visão geral completa e um esboço simplificado das prioridades e projeções dos oceanos nas Américas, identificando possibilidades de complementaridade e cooperação, a priorização de ações e identificação de recursos e capacidades disponíveis e necessários dentro da equipe alargada da AFD-O para o período de 2024-2029, o fortalecimento das relações entre os programas e a identificação de pontos de apoio potencial, a criação de um caminho colaborativo de ação oceânica para as Américas, com funções e oportunidades claras em diferentes níveis de trabalho (escritórios nos países, programas de campo e globais), o fortalecimento do conhecimento e/ou capacidade sobre determinados temas de interesse comum e discussões iniciais sobre estratégias temáticas ou planos de ação a nível regional, incluindo mangais, corais, pescas, entre outros.

Além das discussões e colaborações estratégicas, o evento também destaca a importância de áreas protegidas e as contribuições para a conservação marinha e terrestre. A Reserva Extrativista de Canavieiras (RESEX Canavieiras), uma área protegida costeiro-marinha de uso sustentável, localizada no sul da Bahia, serve como um exemplo significativo e está incluída na programação ao longo dos dias do evento. A visita à RESEX visa reforçar a importância da conservação integrada e a colaboração entre diferentes setores, também por meio de aliados da Aliança Futuri para o Turismo Regenerativo, que também colabora com a proteção dos oceanos e das comunidades que dependem deles.

Criada em 2006, a RESEX tem como objetivo proteger os meios de subsistência e a cultura da população residente na área, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais. O Transamerica Resort Comandatuba, vizinho da RESEX, respeita e apoia a gestão adequada dessas áreas protegidas, contribuindo para a preservação de biodiversidade, a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a qualidade de vida das comunidades tradicionais envolvidas.

“É uma honra para nós sediar um evento tão importante. Acreditamos firmemente na importância de ações colaborativas para a conservação dos oceanos e estamos comprometidos em apoiar e promover iniciativas que visem a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades locais”, afirma Flávio Monteiro, diretor Operacional e Comercial do Transamerica Resort Comandatuba.

O encontro será baseado em diálogos e a construção coletiva, com técnicas elaboradas para recolher contribuições e fomentar a inovação, alinhadas com as prioridades dos participantes. As ações serão priorizadas por áreas temáticas como comunicação, desenvolvimento de capacidades, ciência e conhecimento, política e governança, conservação e uso sustentável.