BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Tap Air Portugal registra lucro de 72,2 milhíµes de euros no 2º Tri de 2024

A Tap Air Portugal anunciou um lucro líquido de 72,2 milhões de euro no segundo trimestre de 2024, resultado que permitiu à companhia fechar o semestre com um lucro de 0,4 milhões de euros. Esse desempenho positivo reflete a recuperação contínua da companhia, que vem adotando medidas para melhorar sua rentabilidade e reduzir sua dívida.

No primeiro semestre de 2024, as receitas operacionais da Tap atingiram 1,969 bilhões de euros, um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de 36,7% nas receitas provenientes da área de Manutenção e Engenharia, além de um incremento na capacidade de transporte (+2,9%) e na taxa de ocupação dos voos, que aumentou 0,8 ponto percentual, alcançando 81,1%.

Os custos operacionais recorrentes da Tap aumentaram 2,7%, totalizando 1,829 bilhões de euros, o que resultou em um EBITDA recorrente de 372,7 milhões de euros no semestre, com uma margem de 19%. Já o EBIT recorrente foi de 139,2 milhões de euros, com margem de 7%.

Redução da Dívida e Perspectivas para o Segundo Semestre

Outro destaque do semestre foi a melhoria significativa no rácio Dívida Financeira/EBITDA, que caiu para 2,1x, comparado a 2,6x no final de 2023. Essa redução reflete a gestão financeira disciplinada da Tap, que tem focado na desalavancagem e na manutenção de uma forte posição de liquidez. Em 30 de junho de 2024, a Tap registrava 1,175 bilhões de euros em caixa e equivalentes, um aumento de 386,3 milhões de euros em relação ao final de 2023.

Para o segundo semestre de 2024, as reservas permanecem alinhadas com as expectativas, embora com uma certa pressão sobre as yields. A companhia continuará sua aposta no mercado brasileiro, com a abertura de uma nova rota para Florianópolis e a reabertura da rota para Manaus, elevando para 13 o número de destinos servidos no Brasil através de 15 rotas.

Desempenho no Segundo Trimestre

No segundo trimestre de 2024, a Tap transportou 2,4% mais passageiros e operou 0,7% mais voos em comparação ao mesmo período de 2023. As receitas operacionais no trimestre somaram 1,106 bilhões de euros, um crescimento de 3,4% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. Dentre os destaques, as receitas de Manutenção cresceram 71,4%, totalizando 71,8 milhões de euros, graças ao aumento da atividade da oficina de motores.

Por outro lado, as receitas de carga e correio registraram uma queda de 9,9%, refletindo a normalização das yields de carga. Os custos operacionais recorrentes diminuíram 1,2%, atingindo 924,1 milhões de euros, com destaque para a redução de custos operacionais de tráfego e de imparidades.

O EBITDA recorrente no segundo trimestre foi de 289 milhões de euros, um aumento de 19,6% em relação ao segundo trimestre de 2023, enquanto o EBIT recorrente aumentou 35,5%, totalizando 182,5 milhões de euros, com uma margem de 16,5%. Apesar de um impacto negativo causado pela desvalorização do Real Brasileiro, o lucro líquido de 72,2 milhões de euros foi alcançado, o que representa uma melhora de 77,6 milhões de euros em relação ao segundo trimestre de 2019.

Expansão e Frota

Durante o segundo trimestre, a Tap reabriu cinco destinos a partir de Lisboa para a temporada de verão: Ibiza, Alicante, Palma de Maiorca, Menorca e Agadir, além de inaugurar uma nova rota de Lisboa para Caracas, com retorno via Funchal.

Em 30 de junho de 2024, a frota operacional da Tap contava com 99 aeronaves, sendo 68% delas da Família NEO, uma modernização que reflete a contínua renovação da frota da companhia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Costa Cruzeiros lança campanha com 3º...

Promoção “Saudades do Verão” vale para saídas de 2025 a 2026 com embarques em Santos, Itajaí e Rio de Janeiro

Decolar promove ativação Disney no Parque...

Com entrada gratuita, ação da Disney ocorre de 19 de junho a 6 de julho e inclui loja temática e consultoria especializada da Decolar

Universal aposta no Brasil e planeja...

Após a abertura do Epic Universe, Universal celebra resultados acima do esperado, amplia ações no Brasil e anuncia novos parques e atrações

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS