A exposição Fare Convito: The Archaeology of Banqueting in Hospitaller Malta (séculos 16 a 18) foi inaugurada no Inquisitor’s Palace, em Birgu, Malta, oferecendo aos visitantes uma imersão no universo dos banquetes barrocos que definiam as esferas de poder e luxo na época. A mostra explora como a comida, a arte e a política se entrelaçavam durante os banquetes formais — chamados Convito — que serviam de cenário para intrigas e discussões políticas no período renascentista e rococó.

Entre os itens em exibição, destacam-se peças raras de porcelana chinesa da dinastia Ming e faianças francesas e italianas, algumas expostas pela primeira vez ao público. Objetos como pratos da famosa credenza do Cardeal Farnese e exemplos do estilo rococó de Moustier transportam os visitantes para o esplendor da época.

A exposição, que já foi destaque no Museu Nacional de Arqueologia em Valletta, agora está em exibição no Inquisitor’s Palace, um espaço repleto de referências à cultura barroca, inclusive no aspecto gastronômico. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre várias instituições culturais maltesas e está disponível ao público com o catálogo ilustrado à venda no local e online.

malta exposição
Foto: Divulgação