Em entrevista ao Brasilturis, no evento da Switzerland Travel Experience 2024 (STE), que aconteceu no Rosewood Hotel, nesta quinta-feira (03),  Fabien Clerc, diretor do mercado brasileiro da Suíça, compartilhou detalhes sobre o crescimento expressivo no número de turistas brasileiros, reforçando o compromisso de expandir as oportunidades para o mercado. O evento foi realizado para fortalecer parcerias entre o Brasil e a Suíça e reuniu agentes de viagem, operadores de turismo e representantes de diversas plataformas de mídia para discutir estratégias e destacar as novidades do país europeu.

“Este ano, tivemos um crescimento de 21% em comparação ao ano passado, que já havia sido o melhor para o mercado brasileiro na história. Estamos próximos de alcançar a marca simbólica de 300 mil pernoites de brasileiros na Suíça, e acredito que este será um ano histórico para o turismo entre os dois países”, afirmou Clerc.

O evento, que se estendeu por três dias em São Paulo, incluiu reuniões entre parceiros suíços e profissionais de turismo brasileiros. “Nós começamos a semana com dois dias de encontros no Palácio Tangará, sendo um deles focado em operadores de turismo e outro com agências de viagem. Hoje é o terceiro e último dia, voltado para a mídia, onde os nossos parceiros estão apresentando seus produtos e debatendo temas importantes com a imprensa presente”, explicou Clerc, reforçando a importância dessas interações para fortalecer as relações entre os dois mercados.

Ele destacou ainda que o evento institucional tem como objetivo consolidar as relações entre parceiros suíços e brasileiros, apresentando o que há de melhor no destino. “Temos uma variedade de parceiros suíços, como produtos de montanha e hotéis, que vieram para o Brasil exclusivamente para encontrar profissionais de turismo locais. Esse intercâmbio é essencial para reforçar a imagem da Suíça e atrair ainda mais brasileiros.”

Sobre a conectividade aérea entre os dois países, Clerc ressaltou a importância do voo diário direto entre São Paulo e Zurique, operado pela Swiss. “Temos muita sorte de contar com um voo direto diário da Swiss entre São Paulo e Zurique, que está sempre com grande demanda. Esse é um ponto essencial para o mercado brasileiro, que valoriza essa facilidade de acesso direto. Além disso, estamos buscando retomar a ligação direta com o Rio de Janeiro, com voos que já existiram no passado, e também estamos em negociações para ampliar essa conectividade com outras cidades, como Genebra.”

Com mais de 23 representantes vindos diretamente da Suíça para o evento, o país demonstra seu compromisso em ampliar as ações promocionais no Brasil, fortalecendo laços e incentivando um número crescente de visitantes brasileiros.