O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove em seu site uma nova exposição virtual com todas as obras que Candido Portinari produziu em sua cidade natal.

A mostra “A Casa Ateliê” traz o conjunto das obras realizadas na antiga residência da família, executadas em diferentes técnicas e suportes, num período compreendido entre 1914 e 1959. A pesquisa se fez possível a partir do trabalho do Projeto Portinari, liderado pelo filho do pintor, João Candido Portinari.

Segundo o gerente do Museu Casa de Portinari, Matheus Maia, são 450 obras que revelam o cotidiano do artista, que encontrou em sua residência “um espaço de afeto e criação, transformando-a em um verdadeiro ateliê.”

“O espaço era um ambiente de trabalho contínuo, de experimentação e fomentava a busca do pintor pelo domínio da técnica e do seu ofício”, diz.

Com uma interface acessível, a exposição destaca os icônicos afrescos da casa onde Portinari viveu sua infância e juventude, e onde retornava para longas temporadas de trabalho e convivência familiar. Há também estudos, desenhos e ilustrações.

A exposição virtual mergulha no universo criativo de Candido Portinari e, por meio dela, é possível perceber suas inspirações, suas técnicas inovadoras e seu impacto profundo na arte moderna brasileira. Uma oportunidade para conectar-se com a cultura de Brodowski e do Brasil.