Com início em 1º de novembro e objetivo de estimular inclusão, imersão e consciência sobre importância e necessidade de conservação do meio ambiente, a Parquetur lançou nesta terça-feira (29) a campanha Green Friday, que segue até 2 de dezembro e terá reversão de recursos para educação ambiental. Movimento que incentiva o consumo consciente e a conservação ambiental, a campanha vem sendo realizada como alternativa à Black Friday, aproveitando a data para, além de gerar descontos, engajar consumidores a optarem por produtos, serviços e práticas de sustentabilidade.

É sob inspiração desta iniciativa mundial que a Parquetur, concessionárias de parques naturais do Brasil, confirma a realização de sua campanha Green Friday para as unidades de conservação sob sua gestão no Brasil – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Caminhos do Mar, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual do Ibitipoca –, além da Tirolesa Voo da Serra (atrativo que faz parte do Parque Caminhos do Mar), estimulando visitantes a refletirem sobre o impacto de suas escolhas de consumo e a adotarem práticas sustentáveis, inclusive em momentos de lazer e diversão. Vale dizer que a concecionária agora conta com parceria com a BRP.

“Nós lançamos nossa campanha e iniciamos nosso movimento em 2022, no Parque Caminhos do Mar, e tivemos uma importante aderência de quem mora no – ou visita o – estado de São Paulo. Mas sentimos que faltava mais. Faltava um movimento que fosse nacional e que pudesse mostrar o nosso DNA nos vários estados onde estamos presentes. Foi o que fizemos em 2023 e retomamos este ano, com uma campanha completa e que consolida o nosso projeto”, afirma Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur, referindo-se à atuação, para além de São Paulo (SP), em Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Minas Gerais (MG).

O executivo destaca que, embora a campanha ocorra em meio à Black Friday e também ofereça descontos para compras no período de sua realização, “seu motor principal é oferecer mais consciência, mais conhecimento, mais cultura e mais integração com as unidades de conservação”, complementa Cleto.

Pela iniciativa, cada unidade de conservação terá sua própria dinâmica promocional, mas, em comum, todas elas terão seus ingressos oferecidos com descontos para vendas confirmadas entre 1º de novembro e 2 de dezembro de 2024, com possibilidade de utilização até 31 de janeiro de 2025. A promoção está disponível para compra de ingressos avulsos nas modalidades inteira e meia entrada, com uso na data selecionada no ato da compra.

Reversão de recursos

Durante toda a campanha Green Friday, R$ 1,00 de cada ingresso vendido será revertido para um fundo de apoio à visitação de crianças da rede pública em um dos parques naturais sob concessão da Parquetur. Para além da cessão integral dos ingressos, os recursos serão utilizados para despesas com transporte dos estudantes.