Durante a Expo Abla 2024, Pedro Henrique Gomes, ex-CEO da Dale Carnegie Training São Paulo, abordou um tema crucial para o setor de locação de veículos: como promover e desenvolver lideranças eficazes dentro das empresas. O evento, que reúne importantes players da indústria, foi palco para o compartilhamento de ideias que buscam impulsionar as qualidades de líderes no mercado automotivo.

De acordo com Pedro Henrique Gomes, 85% dos profissionais bem-sucedidos têm suas qualidades baseadas na atitude e em habilidades diferenciadas, enquanto apenas 15% vêm do conhecimento técnico. Para ele, o sucesso não está restrito apenas ao entendimento profundo das operações da empresa, mas na capacidade de um líder de motivar e engajar sua equipe. “Isso acontece muito no mundo da tecnologia da informação. Pessoal, em empresas de TI, você vê todos lá trabalhando em suas estações, mas é aquele que sorri, cumprimenta as pessoas, que se destaca”, afirmou o palestrante, destacando a importância da interação humana nas relações profissionais.

Gomes explicou ainda que as qualidades dos líderes estão além da técnica. “Os grandes líderes das grandes empresas não entendem, muitas vezes, os detalhes técnicos do produto ou serviço oferecido pela empresa. Eles entendem de pessoas. O presidente da Cotia, por exemplo, não entendia nada sobre pneus, mas era um excelente líder, porque sabia como lidar com pessoas”, contou. Segundo ele, a habilidade de motivar e fazer com que a equipe produza o melhor de si é o verdadeiro papel de um líder.

Durante a palestra, o ex-CEO destacou a importância de desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação e empatia, que são essenciais para liderar com sucesso. “Eu não preciso saber a parte técnica. Isso é para o técnico. O papel do líder é extrair o melhor da equipe”, afirmou Gomes. Ele enfatizou que a função do líder é garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos da organização e, assim, entregar os melhores resultados.

Gomes também mencionou que, embora a tecnologia seja um elemento importante no funcionamento das empresas, o fator humano continua sendo a chave para o sucesso. “Você pode ter a sua empresa do jeito que quiser, mas, no final, vai precisar de pessoas. Até para fazer o café ou limpar o banheiro. São as pessoas que fazem a diferença”, pontuou.

Ao concluir sua palestra, Gomes reforçou a importância de atitudes e habilidades diferenciadas para a liderança de sucesso, destacando que as competências interpessoais são mais valiosas do que o conhecimento técnico específico. “Para ser um bom líder, você precisa saber lidar com essa raça chamada ser humano”, disse, destacando que lidar com pessoas é um desafio contínuo, mas essencial para o crescimento das empresas.

A palestra de Pedro Henrique Gomes na Expo Abla foi uma verdadeira lição sobre o papel do líder nas locadoras de veículos e outros setores, reforçando que a gestão de pessoas é o grande diferencial para quem deseja prosperar no competitivo mercado atual.