A Bahia segue em rota de crescimento na chegada de turistas internacionais ao estado. De janeiro a novembro de 2024, 125.199 estrangeiros desembarcaram em aeroportos baianos, o que representa um crescimento de 60%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando chegaram 78.318 passageiros de fora do país. No mesmo comparativo, o resultado da Bahia é bem acima do índice de crescimento no Brasil, que foi de 12,9%; enquanto no Nordeste o aumento ficou em 40%. Os dados são da Polícia Federal e do Ministério do Turismo (MTur).

Ainda segundo o levantamento, nos últimos 11 meses deste ano, a Bahia registrou 41,3% de toda a movimentação de turistas do exterior que procuraram destinos nordestinos, recebendo mais de 125 mil visitantes. A liderança baiana deixou em segundo lugar o Ceará, que recebeu 85,7 mil estrangeiros, seguido de Pernambuco, com 57,7 mil.

Para Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, os números são resultado da estratégia liderada pelo Governo do Estado, na realização de ações transversais para o mercado internacional, em parceria com a União, os municípios, o trade turístico e organizações sociais. “Colocamos a atração de mais turistas estrangeiros entre as prioridades da nossa secretaria, que trabalha sem parar em infraestrutura, capacitação, qualificação, promoção e captação de voos, com a contribuição dos demais agentes do turismo. Comemoramos o crescimento contínuo em visitantes internacionais, mas não nos acomodamos e queremos avançar mais, em 2025”.