A Onfly tem nos planos para 2025 uma expansão internacional para o México. A empresa tem a expectativa de aterrissar em solo mexicano já em janeiro. A região foi escolhida pois, atualmente, o México é o segundo maior país da América Latina em termos de gastos em viagens corporativas, de acordo com estudo da Global Business Travel Association (GBTA).

“O setor de viagens corporativas na América Latina é robusto e está em pleno crescimento. Em 2023, este mercado movimentou quase US$ 50 bilhões e a expectativa é que continue a crescer, com projeções indicando que pode alcançar US$ 82,9 bilhões até 2032, segundo dados da IMARC Group. O México desempenha papel significativo nesse cenário, uma vez que tem tido um aumento constante nas viagens a negócios, impulsionado por sua posição estratégica como um hub entre a América do Norte e a América Latina, além da diversificação de suas indústrias, como tecnologia e serviços financeiros”, afirma Marcelo Linhares, CEO da Onfly.

Ainda de acordo com o executivo, o objetivo da Onfly é atingir 2.500 clientes no México até 2027. A empresa já possui clientes na região, mas, a partir de janeiro, com um escritório físico na Cidade do México, a expansão ocorrerá de forma mais rápida. Entre as empresas que já operam suas viagens corporativas com a Onfly no México, os setores mais presentes são Indústria (17%), Varejo (17%), Tecnologia (16%), Construção (10%) e Financeiro (8%).

“Nosso objetivo é levar uma verdadeira transformação digital para as empresas do México, oferecendo uma solução global que nenhuma outra travel tech corporativa oferece. Além de investir em um escritório local, estaremos em feiras e eventos relacionados ao setor e planejamos contratar aproximadamente 10 colaboradores já no primeiro trimestre, com uma previsão de fecharmos o ano com mais de 20 pessoas dedicadas à operação mexicana. A ideia é que até o final de 2026 o México represente pelo menos ¼  do nosso GMV (Gross Merchandise Volume)”, diz João Claudio Ribeiro, Head de Expansão Global da Onfly.

Perfil do viajante mexicano

O profissional que realiza viagens a negócios no México possui um perfil bastante diversificado, refletindo as necessidades e preferências de diferentes gerações e setores. Em geral, são altamente conectados e valorizam a eficiência e a personalização em suas viagens. “A tecnologia desempenha um papel crucial no mercado de viagens corporativas. Cada vez mais, smartphones e aplicativos são utilizados para gerenciar 100% das reservas e itinerários, otimizando o tempo dos gestores e dos viajantes, e ainda, contribuindo com o controle de gastos. Além disso, há uma crescente preocupação com a segurança pessoal e a sustentabilidade nas viagens”, acrescenta João.

Além do México, a Onfly já possui escritórios virtuais no Panamá, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador e nos Estados Unidos. Estes são mercados potenciais em que a empresa mira crescer também. Vale dizer que a empresa cresceu 97% em reservas corporativas recentemente.

“Temos plena convicção de que o que estamos desenvolvendo em termos de tecnologia e solução é possível de ser exportado para outros países. O mercado de viagens corporativas, principalmente o middle-market na América Latina, é completamente mal atendido. Ou as empresas compram direto das companhias aéreas ou de OTAs (Online Travel Agencies), e estas plataformas não foram feitas para atender as empresas. Estamos muito animados com o que estamos desenvolvendo”, completa o CEO da Onfly.

Mercado de viagens corporativas no Brasil

Segundo a FecomercioSP, o mercado de viagens de negócios no Brasil gerou R$189,5 bilhões de receita em 2023. Um aumento de 7,8% em relação a 2022. Além disso, dados da GBTA apontam que os gastos anuais com viagens corporativas no Brasil devem atingir US$ 30,3 bilhões até o final de 2024, crescendo ao ritmo de 6% ao ano. Os dados apontam que o segmento de turismo se prepara para retornar aos níveis pré pandemia.

No primeiro semestre deste ano, a empresa registrou um crescimento de 97% na procura de reservas totais de viagens corporativas vendidas, totalizando mais de 308 mil reservas concluídas. No mesmo período no ano passado, a startup contabilizou mais de 156 mil reservas vendidas. As três principais reservas foram as de hotéis, que representaram mais de 143 mil pedidos (46,4%), 116.093 de aéreo (37,6%) e 29.172 de ônibus (9,4%). O número de viajantes registrado na plataforma da empresa também aumentou: foram mais de 221 mil no primeiro semestre de 2023, enquanto no mesmo período de 2023 foram cerca de 437 mil.