No último dia 20, um restaurante de culinária brasileira em Madri, na Espanha, foi o cenário para uma ação promocional do turismo baiano. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Visit Brazil Travel Association (Vbrata), capacitou mais de 200 operadores e agentes de viagens espanhóis sobre as potencialidades turísticas do estado.

A noite foi marcada por apresentações detalhadas sobre a infraestrutura e a diversidade de experiências em 13 zonas turísticas da Bahia. Além das palestras, o evento incluiu rodadas de negócios com redes hoteleiras e empresas de receptivo atuantes na região, proporcionando um ambiente propício para networking e parcerias.

O governo baiano está de parabéns pela iniciativa de reunir tantos profissionais do setor, para passar tudo sobre a oferta turística desse destino tão fantástico e único, que é a Bahia, visando impulsionar a sua participação no mercado espanhol”, ressaltou Mariana Duque, do Grupo Viajes El Corte Inglés.

Ivan Montealegre, da agência de viagens Adictivos, complementou: “
Se não podemos ir ao destino, é importante que tenhamos informações seguras sobre o lugar. A Bahia tem grande potencial de vendas, porque oferece muitos atrativos, especialmente, passeios em contato com a natureza”.

O evento também teve um momento de sorteio, onde participantes puderam concorrer a pacotes de hospedagem em resorts da Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia. Para encerrar, uma banda local trouxe o som de artistas baianos, proporcionando aos presentes uma pequena amostra da cultura do estado.

Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou a importância da iniciativa: “
Começamos bem a nossa agenda de trabalho na capital espanhola, com essa capacitação de grande alcance, que coloca a Bahia na vitrine das operadoras e agências de viagens daqui. O Governo do Estado lidera as ações de promoção internacional dos destinos e empreendimentos baianos, que têm a oportunidade de apresentar seus produtos turísticos e prospectar negócios”.
 

No dia seguinte, 21 de janeiro, a comitiva baiana foi recebida na Embaixada do Brasil em Madri. O secretário Bacelar e o embaixador Orlando Leite Ribeiro discutiram a aproximação entre baianos e espanhóis através do turismo e ações para atrair novos investimentos. Estiveram presentes o presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães, e o gerente de Marketing do Aeroporto de Salvador (Rede Vinci), Marcus Campos.

Com a presença de representantes do governo baiano aqui, podemos ajudar em contatos para futuros negócios no estado. A Bahia já é bastante conhecida na Espanha. Para divulgar mais a cultura afro, sugiro a vinda do Olodum, porque o grupo faz o coração bater de uma forma diferente, e os espanhóis precisam ter essa experiência”, disse o embaixador.