O Brasil teve papel de destaque na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri, consolidando-se como um dos destinos mais atrativos para o turismo e os negócios internacionais. Homenageado nesta edição, o país aproveitou a visibilidade para apresentar sua diversidade cultural e natural, além de fortalecer parcerias estratégicas para o setor.
Com um público total de 255 mil visitantes, conforme divulgado pela Ifema Madrid, a feira superou as expectativas e projetou um cenário promissor para o turismo global. No estande brasileiro, 37 coexpositores representaram diferentes estados e promoveram experiências voltadas à sustentabilidade, cultura e negócios, despertando o interesse do público europeu.
Além da promoção turística, o Brasil investiu na captação de negócios durante a FITUR 2025. Durante o evento, foi lançado o guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, um material estratégico desenvolvido pela ONU Turismo e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com colaboração do Ministério do Turismo.
O documento detalha as oportunidades de investimento no setor, destacando o ambiente favorável gerado por avanços recentes em políticas públicas e segurança jurídica. “Nos últimos dois anos, melhoramos o cenário interno para negócios e estamos colhendo os frutos. Hoje, o Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo e é o 2º destino mais procurado para investimentos estrangeiros. Somos a bola da vez no turismo mundial”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Plano Nacional de Turismo e crescimento sustentável
O fortalecimento do turismo brasileiro passa por iniciativas estruturantes, como a Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado para consolidar o país como um dos principais destinos globais.
Entre as metas do plano, estão a criação de 3 milhões de postos de trabalho formais, a atração de até 10 milhões de turistas internacionais e a ampliação da conectividade aérea e rodoviária. “Queremos que o turismo seja um vetor de desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda para milhões de brasileiros”, explicou Sabino.
O PNT também inclui medidas para qualificação profissional, segurança turística, marketing nacional e internacional, além de um Plano de Adaptação Climática para o Turismo, alinhado à Agenda 2030 da ONU.
Outro marco da Fitur 2025 foi a posse do Brasil na presidência do Conselho Executivo da Onu Turismo, coincidindo com o ano em que o país sediará a COP30. A posição fortalece a liderança brasileira na pauta do turismo sustentável e responsável.
“Temos uma oportunidade única e vamos trabalhar para promover justiça, solidariedade e sustentabilidade no setor. Juntos, podemos transformar o turismo em uma força capaz de mudar a história do mundo”, ressaltou o ministro.
A participação do Brasil na FITUR 2025 resultou em novas conexões com investidores, companhias aéreas e operadoras, além da projeção da diversidade turística do país. Segundo Sabino, os acordos firmados durante a feira impulsionarão a vinda de mais turistas estrangeiros e o crescimento sustentável do setor.
“Iniciamos 2025 muito bem. Saímos da FITUR com perspectivas promissoras e o compromisso de continuar promovendo o Brasil como um destino único, atrativo, sustentável e inclusivo”, finalizou o ministro.
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