A Embratur lançou, nesta segunda-feira (24), o edital para inscrição de interessados em participar como coexpositores da Agência nas feiras do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do primeiro semestre de 2025. Os selecionados terão oportunidade de realizar negócios na IMEX Frankfurt, de 20 a 22 de maio e na FIEXPO, de 9 a 12 de junho. O período de inscrições é de 24 de fevereiro a 9 de março de 2025.
Estão aptos a participar do processo organizações da administração pública, além de empresas do trade turístico, como hotéis, companhias aéreas, operadoras, organizações de marketing de destinos, organizadores de congressos, espaços para eventos e outras do segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressalta a relevância do segmento. “O turismo de negócios, eventos e incentivos têm um impacto econômico expressivo, pois os visitantes deste segmento possuem o maior ticket médio, e em geral são formadores de opinião, com alto poder de influenciar a opinião sobre um destino. O segmento está entre as nossas prioridades para 2025, com foco em ampliar nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências”.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que e entidade tem atuado em parceria com a Embratur para fortalecer o posicionamento do país.“O Sebrae trabalha na promoção do turismo devido à sua relevância na economia mundial, pela presença massiva de pequenos negócios, e porque é uma vocação do Brasil que, com o seu potencial, vem se tornando uma referência no mundo. O Sebrae está presente apoiando a participação de pequenos negócios – agências de turismo e operadoras – para que essas empresas possam se inserir no mercado internacional. Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios”, afirma.
De acordo com o edital, a parceria está focada no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo e sustentável para negócios internacionais. O objetivo, conforme o certame, é impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, renda e novas oportunidades de negócios e eventos para o país.
Posicionamento do Brasil
Por meio do edital, a Embratur atua para reforçar o posicionamento do Brasil como um destino de referência para eventos e grupos internacionais, consolidando o turismo de negócios como um vetor essencial para o desenvolvimento do turismo internacional do país.
Uma comprovação da eficiência das ações da Agência no fomento do turismo de negócios e eventos é o crescimento do posicionamento do Brasil no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Nos últimos anos, segundo a lista da ICCA, o país subiu duas colocações, saltando de 27º para 25º no ranking de destinos de turismo de negócios. Em 2023, ano da última tabela divulgada, 26 cidades brasileiras receberam cerca de 156 eventos internacionais de perfil ICCA.
As Feiras
- IMEX Frankfurt 20 a 22/05/2025 Frankfurt, Alemanha
- FIEXPO 09 a 12/06/2025 San José, Costa Rica
Seleção
O processo selecionará interessados em participar do evento nas seguintes categorias:
- Institucionais – órgãos ou instituições da Administração Pública direta e indireta;
- Setor privado – Operadores de Turismo Receptivo Internacional, Meios de Hospedagem; Organizações de Marketing de Destinos e/ou Associações Representativas de Segmentos ou Nichos; Companhias Aéreas; e Espaços para Congressos e Exposições ou organizadores de eventos internacionais.
Inscreva-se
Para a inscrição, os interessados devem preencher o perfil da organização interessada no idioma do mercado ou no idioma oficial da feira. Trata-se de campo importante para descrever seu potencial competitivo de acordo com a necessidade do mercado.
Confira o edital completo neste link.
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