O Kayak deu mais um passo na integração de inteligência artificial ao turismo com o lançamento do Kayak.ai, uma nova plataforma voltada para testes de recursos personalizados que poderão, futuramente, integrar o site principal da empresa. A ferramenta é descrita como um laboratório de testes para funcionalidades desenvolvidas com foco em IA, que aprimoram a experiência dos usuários com interações mais personalizadas e conversacionais.
O grande diferencial do Kayak.ai em relação a outras plataformas do setor é a possibilidade de realizar buscas com preços em tempo real, em vez de depender de dados armazenados em cache. Isso permite maior precisão nas informações apresentadas aos viajantes.
“Onde nosso site e aplicativo tradicionais ainda não oferecem um quadro completo da intenção do viajante, o Kayak.ai muda o jogo. Com a busca conversacional, ganhamos muito mais contexto para entender os detalhes da busca e, com isso, conseguimos fornecer resultados ainda mais relevantes e úteis”, afirmou a empresa em comunicado.
Em publicação no LinkedIn, Steve Hafner, CEO do Kayak, convidou os usuários a testarem a novidade e contribuírem com feedback.
A proposta é que o Kayak.ai funcione como um caminho para a construção de uma IA mais “agentic”, ou seja, capaz de reconhecer preferências e hábitos dos usuários, oferecendo suporte personalizado e facilitando modificações em viagens.
A companhia já vem apostando em inteligência artificial de forma consistente. Em março de 2024, lançou recursos como o Kayak Price Check, que usa reconhecimento de imagem para comparar preços a partir de prints, e o Ask Kayak, uma ferramenta de planejamento baseada em linguagem natural. O Kayak também foi uma das primeiras marcas de turismo a desenvolver um plug-in para o ChatGPT.