BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

MTur marca presença na posse da nova ministra das Mulheres

Ministra substituta do Turismo destacou o setor como aliado nas políticas públicas de igualdade de gênero e valorização feminina

Ana Carla Lopes, ministra substituta do Turismo, participou nesta terça-feira (28) da cerimônia de posse de Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres. O evento, realizado no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília (DF), reuniu autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil em um momento marcado pelo compromisso com a equidade de gênero e o fortalecimento da democracia.

Durante o evento, Ana Carla destacou o turismo como uma ferramenta estratégica para a transformação social e a promoção da igualdade de gênero. “O turismo tem o poder de gerar oportunidades, fortalecer comunidades e transformar realidades. É um setor que alcança os territórios, dialoga com diferentes públicos e pode ser um forte aliado das políticas públicas para as mulheres”, afirma.

Ela reforçou o compromisso do Ministério do Turismo em ampliar ações que valorizem a presença e o protagonismo feminino em todas as regiões do país. “Seguiremos engajados em iniciativas, que atuem na prevenção à exploração sexual e na valorização das mulheres no setor turístico”, completa.

Em seu discurso de posse, Márcia, falou sobre o desafio de garantir que todas as mulheres – do campo e da cidade, negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, LGBTQIA+, com deficiência, migrantes, em situação de rua ou não – possam viver com dignidade, respeito e liberdade. “As mulheres querem e têm o direito de acessar todas as políticas públicas. Querem ser protagonistas de suas histórias e participar das decisões que impactam suas vidas. Essa é a orientação do presidente Lula e será o nosso foco de atuação”, declara a ministra.

Ela ressalta que o trabalho do Ministério das Mulheres será intersetorial e baseado em políticas públicas com escala, impacto real e transversalidade. “Nossas prioridades são claras: o enfrentamento à violência, a promoção da saúde integral, a igualdade salarial, o direito à assistência social, à educação, à cultura e à ciência. Vamos trabalhar para assegurar o bem das mulheres brasileiras”, declarou.

Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres, fez um balanço de sua gestão, marcada pela reconstrução institucional da Pasta e pela retomada de políticas públicas de enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica feminina.

“Assumi o ministério em janeiro de 2023, em um cenário de desmonte. Não havia equipe, estrutura nem orçamento. Era o Estado dizendo às mulheres que elas não importavam. Mas o presidente Lula disse que importavam — e fomos à luta desde o primeiro dia. Recolocamos as políticas públicas para as mulheres no centro da agenda, com seriedade e compromisso”, afirmou.

Cida destacou conquistas como a Lei da Igualdade Salarial e a Política Nacional de Cuidados, além da articulação com outros ministérios. “A democracia sem as mulheres não é democracia. Cada tarefa é urgente diante das violências e desigualdades que ainda enfrentamos. Continuo comprometida com essa luta, agora de volta ao movimento de mulheres”, disse, ao desejar sucesso à sua sucessora.

Reconhecimento

Gleisi Hoffmann, ministra de Secretaria de Relações Institucionais (SRI), também participou da cerimônia e destacou a importância simbólica e histórica da existência do Ministério das Mulheres.

“Somente em 2003 criamos um ministério específico para tratar das políticas para as mulheres. Isso mostra o quanto essa pauta foi invisibilizada durante toda a história. Desde então, temos avançado na institucionalização das políticas públicas com participação direta das mulheres na sua formulação e execução”, afirmou.

Gleisi destacou a aprovação da Lei da Igualdade Salarial, mas alertou que os desafios persistem: “Mulheres ainda ganham menos, enfrentam mais obstáculos, especialmente as negras. Precisamos garantir que a igualdade saia do papel e chegue à prática”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS