O Brasil registrou a entrada de mais de 2,6 milhões de turistas internacionais nos dois primeiros meses de 2026, consolidando um dos melhores desempenhos da série histórica para o período. Apenas em fevereiro, foram contabilizados 1.287.800 visitantes estrangeiros, o segundo melhor resultado já registrado para o mês.
Os dados, divulgados pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, evidenciam um cenário de crescimento sustentado, com destaque para a ampliação da presença de turistas vindos da Europa e da América do Sul.
Entre os principais mercados emissores europeus, Portugal apresentou crescimento de 29,7% no envio de turistas ao Brasil no bimestre, seguido por Alemanha (+17%), Reino Unido (+14,5%) e França (+8,6%). Na América do Sul, o destaque ficou para a Colômbia, com alta de 37%, e o Chile, que cresceu 11,3% na comparação com o mesmo período de 2025.
Esse movimento contribui diretamente para a diversificação da origem dos visitantes, reduzindo a dependência de mercados específicos. Ainda assim, a Argentina segue como principal emissor de turistas ao Brasil. O país registrou aumento de 28% nas chegadas por via aérea, embora tenha apresentado queda de 17,8% nas entradas terrestres, impactando o volume total de visitantes.
Na sequência dos principais emissores aparecem Chile, Paraguai, Estados Unidos e Uruguai, reforçando a relevância regional e a presença crescente de mercados de longa distância.
No comparativo histórico, o volume registrado em 2026 representa um crescimento de 52,9% em relação a 2024, quando o país recebeu 1,7 milhão de turistas no mesmo período. O resultado fica atrás apenas de 2025, com leve recuo de 4,3%.
“Os números mostram que estamos consolidando a posição do Brasil no turismo internacional, nos mesmos patamares elevados do ano passado, com o fato positivo de haver uma maior distribuição entre os países emissores, o que reduz a nossa exposição a crises regionais. Isso aumenta nossa resiliência e mostra nossa competitividade em mercados importantes da Europa, da Ásia e da América do Sul. O aumento expressivo nestes mercados mostra como estão funcionando as nossas estratégias de promoção internacional, executadas em parceria com os estados e o setor privado, que entregam diversificação de experiências com muita brasilidade”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

