O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/BA) assinaram, na terça-feira (13), um Termo de Compromisso para implantar um sistema de desaceleração de aeronaves no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA). O projeto prevê investimentos de R$ 66 milhões, provenientes integralmente do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), e tem como objetivo ampliar a segurança operacional do terminal.
A tecnologia escolhida é o Engineering Material Arresting System (EMAS), sistema instalado no fim da pista que utiliza materiais capazes de se deformar sob o peso de uma aeronave para ajudar a reduzir sua velocidade caso ultrapasse os limites da pista. A solução será implantada na cabeceira 29 e oferece uma camada adicional de proteção em aeroportos com espaço limitado para ampliar as áreas de segurança.
O Termo de Compromisso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que o edital de licitação para a execução das obras seja lançado em até cinco dias após a publicação.
“Estamos firmando um compromisso com a Bahia e com Ilhéus para ampliar a capacidade do aeroporto. Isso significa mais turismo, mais oportunidades, emprego e renda para a população de Ilhéus e de toda a região, contribuindo para o desenvolvimento da Bahia”, destacou Tomé Franca, Ministro de Portos e Aeroportos.
A implantação do EMAS considera as restrições físicas do sítio aeroportuário e busca aprimorar as condições operacionais do terminal. A assinatura do documento representa uma nova etapa para viabilizar o projeto, após o avanço dos estudos técnicos e ambientais apresentados pelo governo estadual e analisados pelo MPor.
Entre janeiro e agosto, cerca de 800 mil passageiros passaram pelo Aeroporto de Ilhéus, volume 15% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. O terminal é o segundo mais movimentado do interior do Nordeste, atrás do Aeroporto de Porto Seguro, e o terceiro da Bahia, depois dos aeroportos de Salvador e Porto Seguro.
Sob gestão da Socicam desde 2018, o Aeroporto Jorge Amado passou por obras de ampliação e modernização, incluindo a renovação de espaços e a implantação de novas áreas comerciais. As intervenções foram concluídas em 2024. A instalação do sistema de desaceleração integra a continuidade dos investimentos em infraestrutura e segurança operacional do terminal, que atende um dos principais acessos à Costa do Cacau e ao sul da Bahia.








