A Fundação Projeto Tamar e a Iberostar Hotels & Resorts completam 20 anos de parceria voltada à conservação das tartarugas marinhas no litoral norte da Bahia. Iniciada em 2006, a iniciativa já contribuiu para a proteção de mais de 18 mil ninhos, o nascimento de mais de 1 milhão de filhotes e a realização de atividades de educação ambiental que alcançaram mais de 52 mil pessoas.
A cooperação começou durante o planejamento da instalação da rede hoteleira na região, antes mesmo da inauguração do Iberostar Waves Bahia. Desde a concepção do empreendimento, o projeto foi adaptado para respeitar as áreas de desova e reduzir os impactos da operação sobre o ambiente natural.
O litoral norte baiano está entre as áreas de maior relevância para a reprodução de tartarugas marinhas no mundo. A região concentra cerca de um terço das desovas registradas no Brasil e abriga a maior concentração de ninhos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) do Atlântico Sul.
Monitoramento e educação ambiental
Ao longo das duas décadas, a Iberostar passou a integrar as ações de pesquisa, monitoramento de praias e conscientização conduzidas pelo Projeto Tamar. Um dos principais resultados da parceria foi a criação do Núcleo de Monitoramento de Tartarugas Marinhas Iberostar, que funciona durante todo o ano como base de apoio às atividades da equipe da Base Praia do Forte.
Entre 2006 e 2026, foram protegidos mais de 18 mil ninhos em 14 quilômetros de praias. A iniciativa também contribuiu para que mais de 1 milhão de filhotes chegassem em segurança ao oceano. No campo da educação ambiental, mais de 52 mil pessoas participaram de palestras, visitas técnicas, oficinas, atividades do Star Camp e acompanhamento da soltura de filhotes.
Práticas para proteger o habitat
A operação do Complexo Iberostar Praia adota medidas para preservar as condições necessárias à reprodução das tartarugas marinhas. A faixa de areia permanece livre de obstáculos, como cadeiras e barracas, facilitando o deslocamento das fêmeas durante a desova noturna e o percurso dos filhotes até o mar.
O complexo também não oferece serviço de alimentação na praia, medida que contribui para preservar o solo e evitar a atração de predadores. Outra frente de atuação é o controle da poluição luminosa, com iluminação suave e direcionada para reduzir o risco de desorientação de tartarugas adultas e recém-nascidas.
“O cuidado com os destinos onde operamos faz parte do nosso compromisso com o turismo responsável, que se estrutura por meio do Iberostar Wave of Change, uma iniciativa criada em 2017 que evoluiu para integrar a preservação ambiental, o bem-estar socioeconômico e o patrimônio cultural no centro do negócio. destaca Margareth de Buzin, Gerente de Administração de Destinos da Iberostar Brasil. “Proteger as praias onde operamos é o que garante a vida e a vocação turística da região para as próximas gerações”.
A parceria também está alinhada ao Iberostar Wave of Change, iniciativa criada em 2017 que reúne ações de preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e valorização do patrimônio cultural. A proposta é incorporar práticas de conservação à operação turística e contribuir para a proteção da biodiversidade e a resiliência dos destinos onde a empresa atua.

