Abav-PR recebe trade turístico para capacitação em Tibagi

Reunião fez parte da agenda pré-evento da Expo Turismo Paraná, na qual o município expõe

Capacitação Tibagi
Foto: Divulgação

Na manhã da última quarta-feira (1/06), a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) recebeu agentes de viagens, empresas de fretamento e guias de turismo para uma capacitação sobre o destino Tibagi, segundo maior município do Paraná, localizado nos Campos Gerais e a pouco mais de 200 km de Curitiba. Com presença do presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, e do presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon Filho, o evento foi conduzido pelo secretário de turismo da região, Rhamonn Rangel Cottar.

Irapuan Cortes, João Alceu Rigon Filho e Rhamonn Rangel CottarIrapuan Cortes- João Alceu Rigon Filho e Rhamonn Rangel Cottar
Irapuan Cortes, João Alceu Rigon Filho e Rhamonn Rangel Cottar. Foto: Divulgação

De olho nas oportunidades vindas da pandemia, com o mercado atento para o turismo doméstico, os participantes da capacitação estavam atentos ao potencial de mercado do município. Segundo João Alceu Rigon Filho, as demandas de viagem estão mantidas e podem ser direcionadas para destinos como Tibagi. “As pessoas não querem mais viajar para destinos com muita aglomeração, algumas evitam aviões e estão preferindo viajar de carro. Esta é uma ótima oportunidade para a venda de pacotes”, disse o presidente da ABAV-PR.

As iniciativas do Programa Voe Paraná, do Governo do Estado, tornaram possível a integração do Estado com o maior projeto de aviação regional do país – sendo possível a ida por via aérea até a região. Criado em 2019, o Voe Paraná aumentou o número de operações regulares e ofertou 61 rotas que conectam outros lugares do interior à capital e estados vizinhos. Também é possível chegar até a cidade via aeroporto de Ponta Grossa, que está a 106 km da cidade, ou por Telêmaco Borba, a 44 km de distância.

No município, o diamante a ser explorado é o Cânion Guartelá – o maior do Brasil em extensão, com 30 km. Organizado como parque estadual, ele oferece belas paisagens naturais, com cobertura completa da vegetação nativa no entorno do rio Iapó. O rio é um espetáculo à parte, pois oferece oportunidade para a prática do rafting, banhos de cachoeira e os chamados “panelões” de pedra, que são piscinas naturais de hidromassagem.

A convite de João Alceu Rigon Filho, Carlos Eduardo Arnt Ramos, do Hotel Fazenda Itaytyba, apresentou o empreendimento, atrativos da região voltados para o Ecoturismo na região, que inclui gastronomia regional, visita a um alambique desativado, passeios a cavalo e muito mais.

Carlos Eduardo Arnt e João Alceu Rigon Filho
Carlos Eduardo Arnt e João Alceu Rigon Filho. Foto Divulgação

A ação foi muito elogiada. Para Irapuan Cortes, “o turismo é muito abstrato. Com essas capacitações fica palpável e conseguimos trazer para o cliente algo concreto”, disse o presidente do Paraná Turismo. A capacitação também fez parte da estratégia de Tibagi para a Expo Turismo Paraná.

Para o secretário de Turismo do destino, Rhamonn Rangel Cottar, “queremos que essas pessoas que estiveram presentes hoje, aqui na sede da Abav-PR, visitem nosso estande e que a gente consiga manter um relacionamento mais próximo, aproveitando as oportunidades e fazendo a economia girar – para agências de viagens, para os empresários locais e para o município”, finaliza. O evento teve apoio da Expresso Princesa dos Campos, que liga Tibagi a todo Paraná em linhas rodoviárias regulares, e presença da Liguia-PR e da Associtrans.

Leia também: Abav-RJ promove treinamento sobre o Peru

Deixe uma resposta