Segundo dados divulgados pelo Conselho Internacional de Aeroportos da Europa (ACI Europe, na sigla em inglês), o aeroporto de Istambul, na Turquia, foi o terminal europeu mais movimentado do continente em 2021. Apesar de ser o segundo ano seguido que o local conquista o resultado, foi registrada retração de 46% no fluxo frente 2019.

O hub turco – que na semana passada foi temporariamente fechado devido a fortes nevascas – foi seguido pelos terminais aéreos de Moscou (Sheremetyevo), Paris (CDG), Amsterdam (Schiphol) e Domodedovo, novamente na capital russa.

Os números também mostram uma mudança na “Top 5 league” à medida que as restrições de viagem diminuíram no final de 2021. O aeroporto de Heathrow, em Londres, subiu para a terceira posição em dezembro, mas ainda atrás de Istambul e Paris, ajudado pela reabertura dos mercados internacionais em outros continentes.

Recuperação do tráfego aéreo

De acordo com Olivier Jankovec, diretor geral da ACI Europa, ainda existem “incertezas significativas” a respeito da pandemia no mundo e no Velho Continente. Isso, na prática, limita expectativa para os meses que estão por vir.

“Por enquanto, o impacto da variante Ômicron ainda é grande. As companhias aéreas continuam retirando voos e capacidade em resposta à demanda enfraquecida, no que já é, tradicionalmente, uma baixa temporada. Isso significa que o primeiro trimestre será decepcionante, mas esperamos ver o tráfego melhorar à medida que a primavera se aproxima”, explica o executivo.

Por fim, Jankovec cita que resultados mais positivos à aviação europeia dependem, principalmente, das restrições de viagens.