A estratégia de reforçar os canais diretos de distribuição está funcionando a pleno vapor na Marriott International. Com ações de fomento às reservas diretas, como o programa de fidelidade (Marriott Bonvoy), a companhia registrou bons números frente agendamentos realizados por meio de agências de viagens online (OTAs, na sigla em inglês).

De acordo com Leeny Oberg, CFO e vice-presidente executiva de Operações Comerciais da Marriott, a melhora nos resultados diretos com o cliente superou a participação das OTAs. No mercado de lazer, o share das reservas pelos intermediários ainda é de 14% até o momento, com 76,3% vindos de negociações diretas.

Somente no quarto trimestre de 2021, por exemplo, 52% das hospedagens em hotéis da Marriott pelo mundo foram de membros do programa de fidelidade. Nos EUA e Canadá, mercados nos quais a rede é mais consolidada, a participação salta para 58% no mesmo retrospecto.

Um dos principais motivos para essa migração do método de compra do consumidor, relacionado ao Marriott Bonvoy, de acordo com a executiva, é a maior participação em meios digitais de comunicação.

“Acho que tudo faz sentido quando você pensa em nossa tecnologia e nosso aplicativo do Bonvoy. Temos muitos downloads e nossa análise sobre isso é que os hóspedes estão se sentindo cada vez mais confortáveis ​com um canal digital eficiente em custo para nós e entrega ao cliente”, diz Leeny.

Até o momento, 160 milhões de pessoas estão associadas ao programa de fidelidade da gigante norte-americana da hotelaria.

Resultados

O lucro líquido no quarto trimestre foi de US$ 468 milhões, comparado a uma perda de US$ 164 milhões ano a ano e lucro líquido de US$ 279 milhões no quarto trimestre de 2019.

O EBITDA ajustado foi de US$ 741 milhões no período ante US$ 317 milhões no quarto trimestre do ano passado e US$ 901 milhões no quarto trimestre de 2019, último ano antes da pandemia.