Alinhar as ações promocionais do Destino Brasil durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior feira do segmento de turismo que acontece em Portugal, de 16 a 20 de março. Essa foi a pauta da reunião realizada nesta semana na Embaixada do Brasil na capital portuguesa. O encontro contou com Carlos Brito, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal, e Rafael Luisi, chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo (MTur).

Com 315 m², o estande da Embratur está localizado no Pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e contará com 28 coexpositores. Os participantes poderão conhecer mais dos belos destinos brasileiros e, ainda, assistir a atrações culturais no sábado e no domingo às 14h, 16h20 e 17h, no horário local.

Para Britto, as ações conjuntas com o MTur, Embratur e a Embaixada geram resultados importantes na feira. “O Bicentenário será um dos temas principais do estande do Brasil, além da divulgação das belezas dos nossos destinos e do reforço sobre os laços culturais que unem historicamente Brasil e Portugal. Temos grandes expectativas para nossa participação na feira também em virtude do excelente trabalho de promoção que já vem sendo realizado pela Embaixada”, ressalta.

“São espaços como a BTL que permitirão que mostremos ao mundo como o Brasil está preparado para receber os turistas internacionais com segurança e com belezas naturais únicas e que certamente farão a diferença nesse momento de retomada”, afirma Luisi.

Mercados emissores

O Brasil recebe, anualmente, mais de 6 milhões de turistas estrangeiros e a Argentina é o maior emissor de visitantes internacionais para o país. Em 2019, dos cerca de 9 milhões de argentinos que viajaram ao exterior, 1.954.725 milhão visitaram o Brasil.

Em 2020, como reflexo da pandemia, as chegadas de turistas internacionais caíram 66%, passando para 2,1 milhões e nesse cenário a Argentina seguiu sendo o principal emissor (887,8 mil – cerca de 41%), seguido dos EUA (172,1 mil), Chile (131,1 mil) e Paraguai (122,9 mil).

De acordo com Raimundo Carreiro, a Embaixada do Brasil realiza um trabalho importante na promoção dos destinos brasileiros em Portugal e conta com a parceria da Embratur e do Ministério do Turismo para novas ações.

“O ano de 2022 é especial para a promoção em Portugal pois será celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil e diversas atividades estão sendo organizadas pelo governo brasileiro”, afirmou.