BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83
Início Site Página 1641

Turkish Airlines apresenta aeronave com tema de sustentabilidade

0

A Turkish Airlines optou por um design despecial para sua aeronave A321, que usa biocombustível ecológico.

A companhia aérea operou seu primeiro voo com a nova aeronave temática para Estocolmo (TK1795). Além do uso de biocombustível para a viagem, o voo contou com uma série de outras iniciativas sustentáveis, incluindo o uso de lenços de papel kraft, copos de papel e saleiro e pimenteiro de madeira.

Além disso, capas de travesseiros e cobertores foram produzidos com fios certificados 100% reciclados para economizar no uso de água. Os passageiros receberam chá verde de cortesia durante a viagem e as crianças receberam brinquedos de madeira certificados pelo FSC.

A Turkish Airlines continuará reduzindo suas emissões de carbono com aeronaves de nova geração, além de expandir suas operações usando biocombustível para outras cidades.

“Com a expressão do biocombustível em nossas aeronaves, desejamos enfatizar a importância do uso de combustível de aviação sustentável, pois é um dos maiores obstáculos da luta da indústria da aviação contra as emissões de carbono. Assim, estamos apoiando os esforços de fabricação de biocombustíveis e pretendemos aumentar nossos voos que usam biocombustível durante suas operações”, declarou Ahmet Bolat, presidente do conselho e do comitê executivo da Turkish Airlines.

Festuris Connection debate turismo cinematográfico e tendências

0

Em sua quinta edição, o Festuris Connection movimenta Gramado (RS) mais uma vez. Marcado de 11 a 13 de maio, no Palácio dos Festivais, o encontro realizado pela organização do Festuris conta com conteúdo, tendências, debates sobre o futuro do mercado de viagens e experiências imersivas.

O evento, que acontece em modelo híbrido, traz como tríade principal os temas Cinema, Turismo e Economia. A temática “Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens” escolhida para o Festuris Connection visa abordar o turismo cinematográfico, fazendo uma conexão com os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado.

No eixo cinematográfico, o evento discutirá o papel das Film Commissions e o impacto que as produções audiovisuais promovem em destinos e localidades, fomentando o turismo e transformando comunidades.

Serão debatidos ainda temas como economia criativa, futuro das viagens, cidades inteligentes, nômades digitais, futuro do dinheiro, entre outros assuntos. A programação será conduzida por palestrantes nacionais e internacionais, voltada para profissionais do turismo, empresários e gestores públicos.

Entre as imersões confirmadas, estão Gatzz Dinner Show, Vita Boulevard, Museu do Festival de Cinema e a Festa da Colônia de Gramado.

Festuris Connection: inscrições

Os ingressos para o Festuris Connection podem ser adquiridos em duas modalidades. O presencial, que dá acesso ao conteúdo e todas as experiências, além do online. As inscrições são feitas para ambas pode ser feita pelo site do encontro.

Suí­ça retira restriçíµes para viajantes a partir de segunda (2)

0

Em razão da melhora da pandemia, a Suíça anunciou, nesta quarta-feira (27), que retira todas as restrições para entrada de turistas internacionais. A decisão vigora a partir de segunda-feira (2) e marca uma nova fase do turismo no destino.

Na prática, viajantes de todos os países do mundo podem, a partir da data em questão, entrarem na Suíça como antes da pandemia. A ação acontece após pouco mais de dez meses da reabertura das fronteiras para brasileiros, mas na ocasião, com regras e protocolos sanitários mais rígidos.

Agora, a entrada dos visitantes internacionais, incluindo os que saem do Brasil, acontece sem a necessidade de apresentar testes negativos ou comprovantes de vacinação.

Além disso, vale lembrar, a Suíça também não impõe mais o uso de máscaras ou outras medidas relacionadas à covid-19. O teste PCR ou antígeno também não é mais necessário para brasileiros no retorno ao Brasil.

Aos que desejam utilizar o destino como meio de ligação para outros países europeus, no entanto, ainda é necessário seguir algumas normas.

Dessa forma, serão válidas as regras do país de destino, além de passageiros em trânsito/conexão precisarem verificar as regras com a companhia aérea que fará o traslado.


Leia também: BTM: Suíça celebra alta de brasileiros em julho e agosto de 2021

Gol realiza voo inaugural entre Guarulhos (SP) e Uruguaiana (RS)

0

Seguindo a agenda de compromissos da Gol Linhas Aéreas com o Estado do Rio Grande do Sul, a companhia realizou nesta terça-feira (26) o seu voo inaugural ligando Guarulhos (GRU) a Uruguaiana (URG). O voo G3 8068, operado em parceria com a Voepass, partiu às 14h19 e pousou na cidade gaúcha às 17h35. Na sequência, a mesma aeronave realizou o primeiro voo entre URG-GRU (G3 8069).

Em novembro de 2021, Paulo Kakinoff, presidente da Gol, anunciou junto às autoridades locais no Palácio Piratini, em Porto Alegre, os investimentos da companhia no estado previstos para 2022. Depois de Pelotas (PET), nova base já operando voos da Gol desde janeiro, chegou a vez de Uruguaiana (URG) receber os novos voos.

São três frequências semanais disponíveis aos clientes: às terças, quintas e sábados, tanto a ida quanto a volta. Os bilhetes de e para Uruguaiana podem ser adquiridos exclusivamente pelos canais de venda da Gol e são operados pela companhia parceira com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.  

“O voo entre Uruguaiana e São Paulo representa desenvolvimento e transformação. Nossa terra passa a ter um espaço especial no mapa oficial de investimentos e negócios”, comentou Ronnie Mello, prefeito da cidade gaúcha.

Além de encurtar distâncias entre o extremo oeste do Rio Grande do Sul e a capital paulista, a nova rota traz um benefício aos clientes: a partir de agora, todos que voarem de/para Uruguaiana com passagem adquirida junto à Gol, é permitido acumular milhas – e resgatar bilhetes – no programa de fidelidade Smiles em todos os trechos.

“É muito gratificante poder operar novos destinos em parceria com a Gol, participando desse projeto de reescrever a malha aérea regional do Brasil dentro do modelo de compra de capacidade, tão utilizado na Europa e América do Norte. A Gol mais uma vez sai à frente, iniciando novas e importantes operações, como é o caso do voo ligando Uruguaiana a Guarulhos”, comenta Eduardo Busch, CEO da Voepass.

Norwegian Bliss abre temporada de cruzeiros no Alasca

0

Por Ana Paula Garrido, especial para o Brasilturis Jornal

O Norwegian Bliss é o primeiro navio a embarcar de Seattle com destino ao Alasca, abrindo a temporada de cruzeiros de verão de 2022. A embarcação navega, nesse momento, pelo sudeste da última fronteira americana, visitando paisagens de rara beleza. Entre elas, estão o Glacier Bay National Park, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade.

O roteiro, destinado para viajantes que buscam um cruzeiro mais contemplativo, passa pela Geleira Mendenhall, que fica a quase 19 quilômetros de Juneau, no Alasca, e o Monumento Nacional Misty Fiords, com paisagens de geleiras com montanhas cobertas de neve, avistando baleias em vários pontos do caminho.

A Norwegian Cruise Line (NCL) é a pioneira na rota partindo de Seattle para o Alasca, dessa vez, com o Norwegian Bliss. Desde 2001, a NCL desenvolve parcerias para impulsionar o turismo imersivo e responsável na região.

Norwegian Bliss
(Foto: Ana Paula Garrido)

Novidade como um segundo píer de cruzeiros em Icy Strait Point, lojas e restaurantes, teleféricos, diferentes excursões em terra, incluindo a maior tirolesa Zip Rider do mundo e experiências que destacam a cultura do povo nativo Huna Tlingit, prometem incrementar ainda mais as opções de entretenimento em terra para os passageiros.

“Temos quase três décadas de história cruzando o Alasca e não poderíamos estar mais orgulhosos em iniciar a temporada de 2022, com um de nossos navios mais inovadores”, disse Harry Sommer, presidente e executivo-chefe da Norwegian Cruise Line, em coletiva de imprensa no Porto de Seattle.

Na região do Alasca, o turismo é responsável por gerar US$ 900 milhões em benefícios econômicos, além de 5,5 mil empregos.

MSC Cruzeiros inaugurará o novo MSC Seascape na cidade de Nova York

0

A MSC Cruzeiros anunciou que no dia 7 de dezembro, no Terminal de Cruzeiros de Manhattan, será inaugurado o 18º navio MSC Seascape pela madrinha Sophia Loren. A cerimônia também dará início à temporada inaugural do cruzeiro nos EUA e Caribe, reforçando a expansão da armadora no porto de Nova York.

O MSC Seascape será o primeiro da companhia a ser inaugurado em Nova York, e faz parte do projeto de expansão para o Nordeste do país com itinerários durante todo o ano, partindo do Terminal de Cruzeiros de Brooklyn a partir de abril de 2023.

A embarcação conta com 2.270 acomodações, incluindo 12 tipos de cabines e suítes com varandas, além de 11 restaurantes, 19 bares e lounges, seis piscinas e o maior e mais luxuoso MSC Yacht Club da frota, com 3 mil metros quadrados de área.

Pierfrancesco Vago, presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros, comemorou a expansão de operações de cruzeiros na cidade, que já contava com o atendimento de cargueiros do Grupo MSC. “Tendo desenvolvido uma operação significativa no sul da Flórida, estamos nos preparando para uma grande expansão na Costa Leste, nos levando a operar cruzeiros durante todo o ano, partindo de Nova York, em 2023”, comenta.

O MSC Seascape oferecerá dois itinerários diferentes de 7 noites partindo de Miami:

  • Caribe Oriental: com escalas na Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau, nas Bahamas, San Juan, em Porto Rico, e Puerto Plata, na República Dominicana.
  • Caribe Ocidental: com escalas na Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, Cozumel, no México, George Town, nas Ilhas Cayman, e Ocho Rios, na Jamaica.

Por fim, a embarcação conta com sistemas de redução de óxido de nitrogênio em 90%, convertendo-o em nitrogênio neutralizado e água, além de remover 98% do óxido de enxofre no sistema híbrido de limpeza de gases de escape.


Leia também: MSC Cruzeiros indica Grandiosa para itinerários nos Fiordes Noruegueses

Rio CVB abre representaçíµes comerciais nos EUA e Europa

0

Com objetivo de incentivar turistas internacionais a conhecerem o Rio de Janeiro, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) anunciou dois escritórios no exterior. Distribuídos em Estados Unidos e Inglaterra, as bases ficam em Orlando e Londres.

Os novos desenvolvimentos do Rio CVB devem ampliar a capilaridade da entidade e, por consequência, do destino. Mesmo baseado em dois destinos específicos, o alcance do Rio CVB chega a Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha.

Para agosto, a organização já preparada a inauguração de outra representação comercial internacional, dessa vez em Buenos Aires. O objetivo neste caso é fomentar o Rio de Janeiro em mais países da América Latina.

“O mercado internacional tem uma grande relevância na receita turística, tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro. O retorno dos estrangeiros já está acontecendo, mas precisamos atuar para comunicar ainda melhor a cidade para os países emissores. O Rio CVB acredita que a abertura dos novos escritórios vai fortalecer muito esse trabalho”, explicou Roberta Werner, diretora executiva da entidade.

Em 2021, os desembarques internacionais no Brasil tiveram uma média mensal de 160 mil pessoas, resultado puxado por dezembro, quando 500 mil desembarques foram registrados.

Rio CVB: parcerias

Os novos escritórios internacionais foram anunciados aos mantenedores do Rio CVB em reunião Hotel Othon. Na Europa, o Rio Convention Bureau firmou parceria com a Bossa Brazil, que possui mais de 15 anos de experiência em representação comercial internacional, com foco no aumento de visibilidade, promoção e negócios.

Nos EUA, a representação comercial ficará a cargo do JHR Group, especializado no setor de turismo na América do Norte.

Atuação

A representação comercial será responsável por estratégias que promovam o Rio como destino turístico nos mercados emissores, visando atrair os turistas de negócios e lazer.

Além disso, os escritórios vão representar o Rio CVB em feiras e eventos voltados para o segmento. As novas bases servirão ainda de apoio aos mantenedores da fundação em atividades realizadas no exterior.

Costa Cruzeiros oferece 30% de desconto ao 18º “Dançando a Bordo”

0

Nesta segunda-feira (25), a Costa Cruzeiros deu início às vendas da 18ª edição do cruzeiro temático “Dançando a Bordo”, oferecendo 30% de desconto para as reservas realizadas nas tarifas My Cruise e Premium até 20 de maio.

O evento acontece por sete noites a bordo do Costa Firenze, inaugurado em 2021 e consagrado o maior navio da história da companhia a operar na América do Sul. O cruzeiro terá embarque em Santos no dia 12 de março de 2023, e visitará as cidades de Salvador e Ilhéus, retornando ao porto santista em 19 de março.

Costa Cruzeiros
Theo e Monica no evento “Dançando a Bordo” da Costa Cruzeiros. (Foto – Divulgação)

Reunindo grupos de professores e personalidades do mundo da dança brasileira, se destacam a presença do coreógrafo Carlinhos de Jesus e a dupla Theo e Monica, que cuidarão da programação desta edição.

As atrações noturnas do 18º Dançando a Bordo a bordo do Costa Firenze incluem a presença de personal dancers à disposição para quem quiser aprimorar os passos nas festas Noite do Branco, Carnaval, Luau do Zouk, Revival Party (60,70,80) e na festa de Lampião e Maria Bonita.

Abav: agências de viagens faturam R$ 19,2 bilhíµes em 2021

0

As agências filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) fecharam 2021 com faturamento de R$ 19,261 bilhões, com uma recuperação de 37,6% sobre os resultados de 2020. Uma pesquisa aplicada no mês de abril com 2.176 agências associadas apontou como característica comum na distribuição da demanda ao longo de 2021, e do primeiro trimestre de 2022, que as viagens domésticas seguem liderando a retomada do turismo.

Para 39,1% dos respondentes do levantamento da Abav Nacional, as viagens domésticas representaram 60% das vendas, ante 40% das internacionais, e para 29,2% desse mesmo universo o nacional dominou em 100% a movimentação. 

A média, que já foi mais desproporcional no período crítico da pandemia, demonstra que a reabertura gradativa das fronteiras e a flexibilização dos protocolos sanitários já estimularam a recuperação do internacional, e há projeções otimistas para a temporada de julho, em especial para os destinos de neve da América do Sul, e os parques temáticos nos Estados Unidos, que ganham a atenção das famílias nessa época do ano com tempo maior para viagens mais longas.

Entre os destinos internacionais mais procurados no ano passado, Portugal, França, Itália, Espanha e Grécia, na Europa, Estados Unidos, Argentina, Chile e o Caribe foram os mais apontados na pesquisa, resultado que se manteve muito semelhante à demanda dos três primeiros meses do ano, acrescido do México.


Leia também


Já no turismo doméstico não houve surpresas e o Nordeste foi líder de vendas em 2021, tendo como principais destinos Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Gramado, no Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia também foram destacados na pesquisa.

No recorte específico dos três primeiros meses de 2022 os mais citados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Gramado, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas e Salvador.

A pesquisa revelou, ainda, que os três principais fatores que motivaram remarcações, cancelamentos ou alterações no destino original da viagem foram as variantes do coronavírus (81,6%), as postergações da temporada de cruzeiros marítimos (33,1%) e a guerra entre Rússia e Ucrânia (29,3%). 

Na análise individual dos negócios, mais de 40% dos empresários ouvidos indicaram faturamento superior a 50% nestes primeiros meses de 2022.

“O avanço da vacinação e o abrandamento das restrições motivada pela queda no número de internações justificam nosso otimismo para os próximos meses. Tivemos feriados prolongados seguidos, com bons níveis de movimentação, e a procura para as férias de julho deve aquecer a partir da segunda quinzena de maio”, afirma a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.

“Temos eleições e uma Copa do Mundo fechando o último trimestre do ano, mas dentro de um cenário favorável, sem sustos ou grandes oscilações de câmbio, já é possível projetar um faturamento mais próximo dos níveis pré-pandemia ao término de 2022”, conclui.

Clia Global: niveis pré-pandêmicos serão recuperados até final de 2023

0

Um dos segmentos mais prejudicados do turismo durante o período de maior dificuldade da pandemia da covid-19, os cruzeiros devem retomar números de 2019, antes da doença, até o final de 2023. Desde a reabertura dos mares, mais de 7,5 milhões de cruzeiristas navegaram em quase 90 mercados. Os dados são da Cruise Lines International Association (Clia Global).

A apresentação das informação da entidade foram feitas durante o primeiro dia da Seatrade Cruise Global 2022, feira do setor de cruzeiros que começou nesta terça-feira (26) e vai até quinta-feira (28). O evento ocorre em Miami.

De acordo com Kelly Craighead, presidente e CEO da Clia Global, o fluxo do mercado marítimo tende a se recuperar conforme as armadoras voltam a anunciar viagens e roteiros pelo mundo. “A expectativa é que o volumes de passageiros fique 12% acima dos níveis pré-pandemia até o final de 2026”, complementa.

A CLIA e suas associadas também anunciaram os destaques dentro do compromisso ambiental da sua comunidade, sempre focados em impulsionar a inovação para um futuro mais eficiente.

Durante o encontro com representantes da principais empresas da atividade, a Clia Global também reforçou compromissos ambientais dos cruzeiros. Dessa forma, foram anunciadas metas e ações como:

Até 2050 – zerar a emissão de carbono líquido;
Até 2035 – Equipar todos os navios que fazem escala em portos onde a eletricidade em terra (SSE) está disponível para usarem essa tecnologia.