Um dos maiores grupos de serviços voltado ao turismo no Brasil, a Schultz comemora o fechamento do primeiro semestre de 2022 com crescimento na casa de 10%, em relação ao mesmo período pré-pandemia (2019), em todas as suas operações. De acordo com Ana Santana, diretora-geral da empresa, a cobertura vacinal e a abertura das fronteiras, bem como o posicionamento das marcas e o constante treinamento das equipes, foram fundamentais para a performance positiva neste primeiro semestre.

“Temos feito um trabalho importante de parceria com os destinos. São reuniões e treinamentos para criar redes de divulgação e alavancar as vendas”, destaca a executiva. De acordo com Ana, o turismo regional se fortaleceu muito durante a pandemia e segue em alta. Entre os destinos nacionais mais comercializados entre os meses de janeiro e junho de 2022 estão o Jalapão (TO), Camaçari (BA), Maceió(AL) e Bonito (MS).

Ao lado de Ana, Aroldo Schultz, diretor-presidente da empresa que leva seu nome, a reabertura das fronteiras mundiais foram fundamentais para a volta do turismo internacional. Prova disso, é o crescimento expressivo nas vendas de pacotes da Europamundo, o principal fornecedor internacional da Schultz Operadora. O fechamento parcial de junho já aponta um crescimento de 63% em relação ao mesmo mês de 2019, somente nesta operação. “E a tendência é que haja um crescimento ainda maior no segundo semestre na Europa com a flexibilização de países como Portugal, de alta aderência de brasileiros”, diz, referindo-se ao recente anúncio sobre a liberação da exigência do exame de Covid-19 e comprovante de vacinação para entrada de turistas estrangeiros no país.

Maio: mês dos recordes e reflexão da retomada das contratações

O quinto mês de 2022 foi um marco para o grupo. A Schultz Operadora, a Vital Card e a Schultz Vistos, superaram 2017, até então o melhor maio da história da companhia, criada há 36 anos.

Enquanto a Schultz Operadora registrou crescimento em vendas de 37,5%, a Vital Card (seguro viagem e telemedicina) cresceu 23% e a Schultz Vistos obteve 31% de crescimento. “Somente para o Jalapão comercializamos mais de 1.000 roteiros no mês de maio”, comemora Ana Santana.

A recuperação do mercado, o aumento das vendas e os números recordes refletiram também nas contratações: desde 2021 foram contratados 24 novos colaboradores, a maioria na área de atendimento ao cliente. “Ainda não alcançamos o patamar pré-pandemia, em relação à contratação. Estamos agindo com cautela para chegar em 2023 com mais vagas abertas e com o número de funcionários bem próximos de 2019”, afirma Santana.

Em relação ao setor de turismo, Ana Santana segue otimista com a recuperação. “Os viajantes estão mais seguros e acredito que há alguns fatores que são bem relevantes para garantir essa segurança, com destaque para a cobertura vacinal e para a capacidade de atendimento dos players do setor”, declara a executiva, reforçando que “os destinos estão prontos para receber os visitantes em quaisquer circunstâncias e os seguro-viagem provaram que têm capacidade de se adaptar às condições sanitárias mundiais, de uma maneira rápida, para atender às necessidades do turismo”.


Leia também: Schultz embarca 1,2 mil viajantes mensais ao Jalapão