BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Número de vistos concedidos pelo Brasil a estrangeiros mais do que dobra em junho

O interesse do estrangeiro em visitar o Brasil cresceu nos últimos meses e é mais um sinal da plena recuperação do turismo em 2022. Para se ter uma ideia da busca pelo país, o número de vistos concedidos em junho mais do que dobrou em relação ao mesmo mês de 2021: 8.752 contra 3.914. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores e divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra.

O ranking de países com mais vistos concedidos pelo Brasil tem como top dez as seguintes nações: Angola (1.606), China (794), Índia (716), Estados Unidos (465), Cuba (432), Afeganistão (406), Haiti (353), França (196), Alemanha (191) e Egito (142). O número também é superior ao apresentado em maio de 2022, quando 7.865 vistos foram concedidos.

Vale ressaltar que os países do Mercosul não precisam de visto para entrar no Brasil. Em 2019, também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país – atualmente, 101 nações não têm a necessidade de visto para visitar o Brasil.

Já os líderes da lista de permissões concedidas em junho, com exceção dos Estados Unidos, têm de cumprir a exigência. Os EUA aparecem na lista porque a dispensa de visto ocorre apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.

“Ampliar o interesse do viajante internacional pelo Brasil é um dos papéis da Embratur e estamos empenhados nisso”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. Com apoio do Sebrae, a Embratur marcará presença em seis feiras internacionais, irá promover cinco roadshows pela Europa, realizar press trips com jornalistas e influenciadores e, ainda, fará um famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai.

Retomada em alta

O número de chegadas de voos internacionais ao Brasil também demonstra que o turista estrangeiro está retornando ao país. Somente em agosto, foram 4.003 desembarques, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada em 2019 – o maior já registrado desde o início da pandemia. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.

A recuperação do turismo brasileiro também foi apontado no relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC). De acordo com o estudo, o Brasil subiu duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo em 2021. Na lista, o país aparece na 11ª posição (em 2019, estava na 13ª colocação).

Ainda conforme o levantamento, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados. Aproximadamente US$ 103,5 bilhões – 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021 – foram resultantes do território brasileiro.


Leia também: Ações da Embratur incrementam R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS