O Kayak acaba de atualizar a sua ferramenta Tendências de Viagens, que traz dados sobre tendências de buscas de voos com diferentes recortes e ângulos. A ferramenta nasceu com o propósito de acompanhar a recuperação do setor de viagens, devido ao impacto da covid-19. O painel de tendências do voos fornece uma visão diária das tendências de viagens domésticas e internacionais.

Com ela, o buscador visa compartilhar dados dinâmicos a partir de sua base de buscas feitas pelos interessados em viajar, para posterior análise. A ferramenta é especialmente útil para destinos e empresas do setor de turismo, além de facilitar o planejamento de viagens dos usuários também. Além disso, também disponibilizará gráficos com dados em destaque por períodos definidos, que facilitam a visualização e análise dos dados.

Desde que foi lançado, no início da pandemia, o Tendências de Viagens tem sido uma referência na indústria de viagens, com mais de 1.500 sites com links direcionados a ele, além de ser citado por muitos outros. As atuais condições socioeconômicas globais fazem com que a questão de demandas e tendências na área sejam tópicos constantes de interesse, tanto pelos viajantes quanto pela mídia, ressaltando ainda mais a importância de uma ferramenta gratuita.

Abaixo, exemplos de levantamentos possíveis de observar no Tendências de Viagens:

  • Alterações nas buscas de voos: confira aqui uma visão diária da variação do volume de buscas de voos para o país selecionado. Ex: a variação do volume de buscas por viagens observa uma queda de 24,8% no dia 21 de novembro de 2022 comparado ao mesmo período de 2019. Os viajantes deixam as viagens em segundo plano neste dia, possivelmente pela proximidade da Black Friday.
  • Destinos nacionais e internacionais: confira aqui uma visão diária das flutuações nas buscas de voos nacionais e internacionais para o país selecionado. Ex: comparando o dia 14 de outubro de 2022 ao mesmo período em 2019, observa-se um aumento de 7,4% na variação do volume de buscas por destinos nacionais. Os viajantes provavelmente se preparam para as férias no alto verão brasileiro.
  • Para diversão e para trabalho: viajando a trabalho ou lazer? Veja como estão as tendências de voos no país selecionado. Ex: no gráfico de viagens a trabalho, comparando o dia 23 de agosto de 2022 com o mesmo dia da semana de 2019, observa-se uma elevação de 8,7% na variação do volume de buscas por viagens a trabalho. Isso pode indicar a retomada das viagens corporativas após o período de férias de meio de ano.
  • Destinos populares: quer saber para onde todos estão viajando? Descubra os destinos de voo mais pesquisados e você terá sua resposta. Você pode classificar as buscas por cidade, país ou data para comparar com os últimos três anos. Ex: destinos do Oriente Médio, Emirados Árabes, Egito e Turquia estavam em alta nas datas de busca acima, referentes a 2022. Grandes eventos de repercussão mundial costumam contribuir para o aumento na variação das buscas por viagens, sinalizando o interesse dos usuários.
  • Metodologia: os dados serão atualizados diariamente para refletir as mudanças no interesse dos viajantes ano a ano. Dessa forma, você pode ver como o interesse de pesquisa mudou e o comparar com o comportamento de viagem observado pré-pandemia. Para comparações ano a ano por dia, comparamos com o mesmo dia da semana em relação à mesma semana três anos atrás.

Por exemplo: comparamos quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 com quarta-feira, 9 de janeiro de 2019. Observação: Os dados são atualizados periodicamente para aumentar a precisão.

Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, ressalta a importância da nova versão da ferramenta. “Queremos que o Tendências de Viagens ajude todos os profissionais da indústria e também os usuários a entenderem melhor as tendências de viagens de forma simples e com dados sempre atualizados”, destaca.

“A ferramenta também oferece aos viajantes um olhar de como estão figurados os destinos, nas mais variadas categorias de buscas e em diferentes períodos do ano”, completa Vedovato.


Leia também: Black Friday: KAYAK divulga quais foram os destinos mais buscados pelos viajantes