Setur-BA apresenta balanço ao Conselho Estadual de Turismo

Ações que levaram a Bahia a recuperar uma posição de destaque no cenário nacional em 2022 foram apresentadas nesta segunda-feira (26), durante reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contur). Dentre as atividades empreendidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) estão a promoção do destino Bahia, a oferta de qualificação, a entrega de novos equipamentos de infraestrutura e a ampliação da conectividade aérea.

No evento, a Setur-BA também lançou a nova Estratégia Turística da Bahia para o período 2020-2030. Elaborado com a contribuição do trade, o documento vai nortear a implementação de políticas públicas. Uma palestra sobre acesso ao crédito para empresas do segmento foi realizada pelo superintendente do Banco do Nordeste, Diego Rocha.

“Planejamos iniciativas e preparamos os destinos. Agora, estamos prontos para receber os visitantes nesta alta estação especial para o mercado, que vem superando os impactos da pandemia”, disse Maurício Bacelar, titular da Setur-BA e presidente do Contur, que reúne 28 instituições ligadas à atividade. Durante o verão, 6,2 milhões de turistas devem visitar a Bahia.

Em 2022, a Setur-BA esteve presente nas principais feiras nacionais e internacionais do setor para divulgar o destino Bahia e fomentar a geração de negócios. Eventos receberam apoio, em especial nos segmentos náutico, religioso e LGBTQIA+.

Outro passo importante foi a conquista de voos regionais, nacionais e internacionais para a capital e interior do estado, a exemplo das rotas para Feira de Santana, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Lençóis e Guanambi. A malha aérea internacional também ganhou reforço com voos de Madri, Buenos Aires, Lisboa e Montevidéu.

Foi ampla a atuação na área de capacitação, com a oferta de cursos de qualificação para gestores municipais, empresários e trabalhadores em todo o estado. Além disso, a Setur ampliou a rede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), com a inauguração de novos postos, em Cachoeira e Vitória da Conquista, e requalificação da unidade localizada no aeroporto de Salvador.

A Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau, foi reativada após obras de requalificação e instalação de sinalização turística moderna. Já os roteiros do turismo religioso em Salvador ganharam ações de promoção. Um deles foi a instalação de totens informativos em 15 atrativos do Centro Histórico. O Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo passou a oferecer apresentações gratuitas de capoeira e samba de roda nos finais de tarde.

A fim de diversificar a experiência de quem visita a capital, foi elaborado o roteiro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Novos roteiros também serão criados por meio do projeto Agô Bahia, para promover o incremento do turismo religioso de matriz africana e do afroempreendedorismo.

Na área de infraestrutura, foram inaugurados a nova Marina de Itaparica e o terminal náutico de Cachoeira, que integram o Prodetur da Baía de Todos-os-Santos. Outras nove obras náuticas e o Museu Wanderley Pinho estão em fase de finalização e devem ser inaugurados em breve.


Leia também: Setur-BA e Azul inauguram três bases em zonas turísticas da Bahia

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados