Equipes da rede hoteleira do Rio de Janeiro receberam, na última quarta-feira (19), treinamento para uso do sistema Ro-Online (ex-DEDIC) de registro de ocorrências, da Polícia Civil. O encontro, que recebeu o nome de Fórum de Segurança do HotéisRIO, foi realizado no Windsor Leme Hotel. Nesta primeira edição de 2023 estiveram presentes representantes das forças de segurança, do poder público e das equipes dos hotéis.

O objetivo do treinamento é preparar os colaboradores dos hotéis para utilização do sistema e facilitar o registro e a comunicação de ocorrências, que podem ser feitos do lobby do próprio hotel. A capacitação é voltada para supervisores e coordenadores de segurança, gerentes de recepção e concierges, entre outros.

O coordenador do Fórum de Segurança do HotéisRIO, Ricardo Barreiro, ressaltou a importância da coordenação de esforços de diversos órgãos, como polícias civil e militar, ministério e defensoria públicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros. “Não adianta achar que apenas as forças policiais resolverão o problema de segurança. A mensagem é de união e integração”.

Para o subsecretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, é importante que a sociedade considere uma reformulação da legislação criminal para que as penas sejam mais rigorosas. “A insegurança não é aceitável em lugar algum, ainda mais em uma cidade como a nossa, a mais visitada a lazer no Brasil, com 2 milhões de turistas por ano”.

O subcomandante do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), major Nelson Rique, apresentou a estrutura da unidade e sua atuação.

“O turismo é uma atividade econômica muito importante em 54 dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O programa de Conscientização em Segurança Pública para Hotéis, que nós desenvolvemos, é muito útil para aumentar a capacidade dos empreendimentos hoteleiros de auxiliarem o trabalho das forças de segurança. Também disponibilizamos um grupo de Whatsapp, do qual os integrantes da equipe fazem parte, e que facilita o contato das equipes da rede hoteleira conosco”.

Patrícia Alemany, delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) contou que a ideia é facilitar a vida do turista em um momento difícil, até porque muitos não querem se deslocar a uma delegacia para fazer o registro. “Não precisa ir à delegacia. Basta sentar no lobby e usar o próprio computador do hotel para fazer o registro. Isso é muito importante para ajudar a combater o crime. A ferramenta é fundamental para auxiliar na identificação das manchas criminais da cidade”.

Foto: Divulgação


Leia também: OUTLET DE PASSAGENS LANÇA PLATAFORMA DE HOSPEDAGEM