O Programa de Encontros com Hoteleiros (Proenh-RJ), organizado pela Abih-RJ, chegou a Petrópolis na última quarta-feira (10). O programa de capacitação reuniu 40 pessoas e abordou temas como treinamento de equipes, fidelização de clientes e uso de tecnologia nas vendas.

Na programação também foram realizadas seis palestras de três áreas diferentes, com foco em gestores de empreendimentos turístticos e suas equipes. Valéria Leal (ex-Sheraton Grand Rio & Resort) falou sobre como treinar a equipe para fidelizar o cliente; a palestra de Edson Vilarim (Praia Ipanema Hotel) foi sobre Gestão Hoteleira/Controler, com atenção especial para os índices importantes para os resultados. Depois, foi a vez das áreas jurídicas.

O advogado Paulo Henrique Bergqvist explicou detalhes da relação entre consumo e políticas de cancelamento, enquanto Ricardo Almeida e Raianne da Matta abordaram o Perse. A consultora do Sebrae/RJ, Ana Cláudia Peixoto, destacou como o neuroturismo pode ajudar a construir a experiência do hóspede por meio das emoções. Por fim, Marília Mills, instrutora do Senac-RJ, discorreu sobre as soft skills e o desenvolvimento de habilidades na hotelaria.

Para Paulo Michel, presidente da Abih-RJ, treinamentos como esse são essenciais para as equipes hoteleiras. “O programa aborda diversas disciplinas, revendo conceitos e preparando os colaboradores para que aperfeiçoem seus conhecimentos, o que tem reflexos positivos na qualidade dos serviços prestados aos hóspedes. A grande presença de hoteleiros e representantes do trade mostra o empenho destes em melhorar suas habilidades”.


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