A International Luxury Travel Market Latin America (ILTM) reuniu mais de 1,1 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera para a 12ª e maior edição do evento. Foram mais de 350 expositores vindos de 50 países para encontrar agentes de viagem de 50 cidades. Ao todo, as marcas e os agentes realizaram um total de 18,5 mil reuniões. O encerramento também foi espaço para o anúncio da data para a edição do próximo ano, que deve acontecer no mesmo espaço entre os dias 7 e 10 de maio de 2024.

A edição deste ano celebrou a simplicidade e a natureza da América Latina, trazendo a floresta para dentro da Bienal com uma instalação imersiva na entrada do evento, e contou com muitos estreantes. “Temos uma diversidade muito maior de agentes vindos de cidades do Brasil e da América Latina que estão participando pela primeira vez da ILTM. A presença deles confirma o que temos falado sobre um crescimento do mercado de luxo em toda a região”, conta Simon Mayle, diretor de eventos da RX Exhibitions para ILTM nas Américas.

Depoimentos de participantes

Confira os comentários de quem esteve presente na 12ª ILTM Latin America.

“Para a The Leading Hotels of the World é sempre é um prazer ver a retomada do turismo, que está refletida no crescimento da ILTM e que reforça a tendência de crescimento de hóspedes brasileiros nos hotéis Leading, uma vez que 2023 já supera o recorde histórico de 2022, em 25% no faturamento”, salienta João Annibale, diretor Regional Sênior Brasil da The Leading Hotels of the World. “Além disso, o também crescimento da participação da LHW na ILTM é parte da importante estratégia de gerar conexões entre hotéis Leading de todo o mundo, agências de viagens e imprensa”, acrescenta.

“Completamos 20 anos de atuação e estar presente pela primeira vez na ILTM Latin America é o nosso maior presente. Participar de um evento dessa magnitude é um reconhecimento do nosso trabalho e da posição que ocupamos como uma das maiores agências do Paraguai”, comenta María Leonor de Pecci da Viaggi, agência de viagem e turismo do Paraguai. “Além de todos os negócios e contatos que a feira nos proporciona, voltamos para a casa com a chancela ILTM e com mais vontade de estarmos conectados com o que há de melhor no turismo no mundo”, complementa Antonio Pecci, da Viaggi Turismo.

“Aman teve o prazer de participar da ILTM Latin America este ano. Saímos com ótimas conquistas de nossos parceiros na região, bem como tivemos conversas produtivas com a imprensa também. Tendo recentemente nomeado um diretor de Vendas para a LATAM, a participação na feira deste ano foi uma parte fundamental da nossa estratégia, assim como outras feiras da ILTM, em Cannes, o foram por muitos anos”, conta Anna Nash, Chief Marketing Officer da Aman.

“Para mim a ILTM sempre foi umas das melhores feiras de turismo de luxo e se superou neste ano! Esta edição foi ainda maior, com muitas marcas novas e interessantes. Gostei de ver muitos hotéis do Brasil aqui! As agendas que eu tive foram muito profissionais e consegui fazer networking com muitos amigos do setor. Com certeza eu vou colher bons resultados dessas conversas”, comemora Jo Cintra, da Jo Cintra Tailor Made Tours.

“Nesta edição tivemos a maior participação do grupo Mandarin Oriental na história da ILTM Latin America, com 16 hotéis presentes e um lounge especial, um reflexo da nossa aposta nesse mercado. Em 2023 celebramos os 60 anos da abertura do nosso primeiro hotel, o Mandarin Oriental, em Hong Kong, e fizemos questão de comemorar aqui com os brasileiros em um coquetel oferecido ontem”, afirma Carole K Jones, diretora de parcerias globais de vendas para o mercado das Américas do Mandarin Oriental. “Fechamos contratos e várias reservas imediatas ao longo do evento e estamos certos de alcançar ainda mais resultados positivos nos próximos meses, como acontece todo ano. Em 2024 estaremos de volta, talvez com ainda mais unidades do grupo presentes”.

“Já venho há muitos anos para a ILTM e me surpreendo sempre porque o evento se supera. Participar do evento faz parte da minha estratégia comercial. Este ano a feira foi maior com produtos muito interessantes e o networking foi fenomenal. O alto nível das conversas e a disposição para fazer negócios são características da ILTM”, destaca Diego Garcia Fernandez, da Garcia Fernandez Turismo.

“A Accor participa de todas as ILTM Latin America desde a primeira edição. No ano passado viemos com 8 mesas e neste ano com 17 e 28 representantes e nossas expectativas foram superadas. Tivemos contatos com muitos agentes pela primeira vez e conhecemos muitas pessoas de outras cidades, isso mostra que a ILTM Latin America está também mais diversa”, ressalta Marco Martínez, diretor Regional de Vendas de Luxo da Accor.

“O evento deste ano foi um show! Tudo muito bonito, organizado e marcas perfeitas para novos projetos e ideias. Minha empresa atua com capacitação e os fornecedores estão interessados em participar. Fiz acordos muitos bons, que não fazia desde a pré-pandemia. Não tenho palavras para descrever”, pontua Daniel Gozalo, da CT Operadora.

O Belmond Copacabana Palace, que comemora 100 anos neste ano, ocupou a icônica rampa de Oscar Niemeyer com uma projeção do mar no chão e o Copacabana Palace estampado na parede de toda rampa, trazendo a praia mais famosa do Rio de Janeiro para o evento. “A ILTM nos proporcionou um ambiente propício para apresentar nossos destinos e serviços exclusivos para um público altamente qualificado”, alega Carolina Mogamês, diretora de Vendas das propriedades Belmond na América do Sul.

“Estabelecemos conexões valiosas e fortalecemos o nosso posicionamento no mercado de viagens de luxo. Fomos capazes de destacar nossos hotéis, trens e cruzeiros, já conhecidos pela excelência em hospitalidade e olhar cuidadoso para os detalhes. Estamos ansiosos para futuras participações na ILTM e para continuar oferecendo experiências inigualáveis aos nossos clientes”, finaliza Carolina.

Foto: Divulgação/ILTM Latin America


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