O Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (Asga) foi arrematado, nesta sexta-feira (19), por R$ 320 milhões e, agora, faz parte do portfólio da Zurich Airport International. A oficialização aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), em São Paulo.

A Zurich Airport arrematou o aeroporto por R$ 320 representada pela corretora Nection Investimentos. A Zurich terá de cumprir as obrigações prévias para proceder com a assinatura do contrato. A partir da assinatura, serão realizados os pagamentos das outorgas e será iniciada a eficácia contratual.

A governadora Fátima Bezerra participou do evento junto a Walter Alves, vice-governador, e pelos secretários de estado, como Aninha Costa, do Turismo; Jaime Calado, do Desenvolvimento Econômico; e Gustavo Coelho, de Infraestrutura. Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basílio, o prefeito de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva e Bruno Reis, gerente de Feiras e Mercados da Embratur.

“Ficamos imensamente felizes com o arremate da empresa suíça, Zurich, no nosso principal aeroporto. Tenho certeza que teremos excelentes resultados em captação de novas rotas para o Rio Grande do Norte, bem como o protagonismo do nosso destino. Agora é trabalhar com a empresa vencedora “, falou Fátima.

Aninha complementa e afirma que, por meio da concessão do aeroporto, será possível atrair novas rotas, investimentos e firmar parceria com o Governo do Estado. “Ter um concessionária aeroportuária forte ;e peça fundamental para o desenvolvimento do turismo e para a economia potiguar”, completa.

Antecessora do Aeroporto de Natal

Há dois anos, a operadora Inframérica comunicou a devolução da administração do aeroporto. A empresa reconheceu os esforços do governo para o crescimento do fluxo de voos e consequente incremento na atividade turística. Com a devolução, o terminal foi novamente leiloado à iniciativa privada e, para isso, é realizado um acerto de contas com a antiga operadora. Em julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou as minutas do edital e do contrato de concessão para a relicitação do aeroporto.

No ano passado, o governo federal publicou a resolução do Porgrama de Parcerias de Investimentos (PPI), que define a modalidade e as condições para relicitação. O documento terá validade de 30 anos. A resolução prevê a relicitação na modalidade comum, com desestatização para exploração de infraestrutura aeroportuária.