O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), está intensificando seus esforços para informar sobre os riscos associados à soltura de balões. Com a segunda edição da campanha #NãoCaiBalão, o aeroporto busca conscientizar a população sobre os perigos que essa prática, que é ilegal, representa tanto para a aviação civil quanto para o meio ambiente. A campanha terá conteúdo educativo nas redes sociais e ações em escolas próximas ao aeroporto.

Milena Martorelli, gerente de Sustentabilidade do aeroporto, destaca que a campanha está alinhada com as iniciativas de sustentabilidade da concessionária: “Desenvolvemos uma série de projetos sustentáveis para reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. A soltura de balões é considerada um crime ambiental, pois pode causar incêndios em florestas e áreas urbanas. É crucial abordar esse assunto e conscientizar a sociedade sobre os danos que essa prática pode causar”.

De acordo com os número atualizados até maio de 2023, o RIOgaleão registrou 23 ocorrências de balões no sítio aeroportuário. No ano de 2022, foram registradas 68 ocorrências, sendo 32 delas durante as festas juninas (junho e agosto), representando 47% do total do ano. Com base nesses dados, é esperado que o número de ocorrências se mantenha nos patamares do ano passado, ou até mesmo aumente , representando um grande risco para a avição civil.

A campanha #NãoCaiBalão contará com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroportuários (Cenipa) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

“Os balões são artefatos sem controle de trajetória, caem de maneira imprevisível, são difíceis de rastrear e têm um potencial para causar uma variedade de problemas no aeroporto incluindo incêndio, interdição de pistas e, nos casos mais extremos, acidentes de grandes proporções. Apesar destes desafios, através dos nossos esforços contínuos de controle e prevenção, não tivemos ocorrências sérias com balões desde o começo da concessão em agosto de 2014”, enfatiza Dimas Salvia, diretor de Operações do RIOgaleão.


Leia também: RIOGALEÃO REFORÇA RESPEITO À DIVERSIDADE E INCLUSÃO