A Local acaba de abrir uma nova forma de gerar renda por meio da tecnologia, que é o cadastramento gratuito para prestadores de serviço no Rio de Janeiro. A ideia é mostrar o que a cidade ou a região tem de melhor, e fazer uma ponte entre o turista e o prestador de serviço. Para ser um usuário é preciso ser maior de 18 anos e no caso dos profissionais Locals ter a comprovação de formação na área em que atua.

Os primeiros treinamento estão em andamento, formando os Locals Stars (cariocas prestadores de serviço). Nesta fase inicial, a travel tech está captando prestadores focados em atividades esportivas e de bem-estar. Neste novo marketplace, os Locals podem estipular seu valor e oferecer seus serviços, que movimentam toda a cadeia produtiva do turismo.

Um dos exemplos possíveis: um instrutor de futevôlei, por exemplo, pode colocar as habilidades, quais os idiomas que fala, se oferece material ou não e na sequência, abre a agenda para que os turistas reservem um horário e serviço. É o caso de João Pedro Zarur, instrutor cadastrado na plataforma e idealizador da escola HD Futevôlei, hoje, com quase 200 alunos ativos da modalidade esportiva genuinamente carioca.

“A Local tem muito a contribuir, facilitando essa aproximação com uso da tecnologia. No meu caso, estou sempre em praias de intensa movimentação turística como Copa e Ipanema. Isso estabelece uma possibilidade segura da prática esportiva e ainda promove a nossa cidade e seus cartões-postais”, ressalta João Pedro.

Segurança através da tecnologia

A segurança também é um assunto levado muito a sério e diversos métodos são usados para garantir uma experiência segura e tranquila. No sistema de cadastramento da Local o usuário passa por cinco etapas até a aprovação na plataforma: upload de documentos, verificação biométrica, seleção dos serviços, revisão interna e aprovação final.

Outra possibilidade é a segurança para os turistas. O app disponibilizará em suas próximas versões monitoramento via GPS, botão de pânico com ligação direta para a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), áudio segurança – gravação durante os atendimentos (em conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade), além de algoritmos especializados em detectar e notificar automaticamente conteúdos impróprios para o turista se sentir seguro.


Leia também: WEB SUMMIT 2023: LOCAL RETOMA AS ATIVIDADES DO BRASIL